Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1664
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Domingos-
dc.contributor.authorRego, Domingos Lima do-
dc.date.accessioned2016-11-10T12:15:09Z-
dc.date.available2016-11-10T12:15:09Z-
dc.date.issued2016-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1664-
dc.descriptionMestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO processo de gestão empresarial e organizacional tem evoluído ao longo dos tempos nas suas vertentes económica, social, ambiental, tecnológica e cultural. Essa evolução verifica-se tanto no âmbito interno, donde sobressai o clima e a cultura organizacional, como no âmbito externo contemplando toda a envolvência de sustentabilidade económica, social e ambiental. Com ela surgem procedimentos e processos íntegros assentes em valores de vária ordem e dimensão. A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) compreende um conjunto de políticas e práticas que reportam aos objetivos estratégicos dessas empresas e que procuram responder internamente, no mercado e na comunidade às necessidades de todos os envolvidos. Nesse sentido, é também uma reação das organizações ao apelo à inovação e ao desenvolvimento sustentável. O sucesso empresarial e o aumento da vantagem competitiva estão, em muito, associados à RSE, que se tem vindo a afirmar desde os anos cinquenta do século passado, independentemente da sua evolução concetual e diferentes abordagens. “Para muitos gestores, os acionistas são apenas um dos vários grupos que têm que servir, e nem sempre o mais importante” (Teixeira, 1998, p. 208) Ora, atendendo ao nosso percurso profissional com uma inscrição particular numa Instituição Bancária, sentimos o interesse e a motivação por uma temática que toca a vida e o desenvolvimento da sociedade em geral e de uma empresa em particular. Merece por isso a nossa atenção estudar e analisar o conceito e a prática da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) nessa mesma Empresa. Assim, o presente trabalho tem como objetivo central a resposta à questão: “Qual o entendimento e aplicação, no quadro de uma Instituição Bancária – Montepio (Agências de Viana do Castelo), da Responsabilidade Social”. Outras questões auxiliares complementam a “Questão Mãe”, tal como: Corresponde a RSE a uma estratégia de marketing ou trata-se de uma realidade que visa o desenvolvimento e a sustentabilidade da empresa e da sociedade no seu todo? Passando por uma abordagem genérica das empresas do setor bancário em Portugal e pelo estudo de uma delas em particular (“Estudo de Caso” – Montepio Geral a partir do quadro de agência de Viana do Castelo) vamos diligenciar no sentido de compreender a importância da RSE e o seu contributo para a Missão, Visão, Cultura e Atividade Operacional das empresas do setor. Assim, vamos procurar através de uma análise essencialmente qualitativa desenvolver os aspetos teórico-práticos do estudo, baseados na revisão do estado da arte, pesquisa e análise de documentos, observações (diretas e indiretas), entrevistas e questionários, e, deste modo aquilatar do interesse deste tema para o meio académico e para a população em geral onde o investigador se inclui. A opção por este tema surge do interesse que ele representa para o investigador, para a comunidade académica e comunidade em geral.por
dc.description.abstractThe business and organizational management process has evolved over time, in their economic, social, environmental, technological and cultural aspects. This evolution is true both internally, in which the organizational climate and culture is highlighted, as in the external environment that covers all aspects of economic, social and environmental sustainability. With it comes up procedures and processes based on the integrity of various types and dimension values. Corporate Social Responsibility (CSR) comprises a set of policies and practices that relate to the strategic objectives of these companies and seeking to respond internally, in the market and the community to the needs of everyone involved. In this sense, it is also a reaction of the organizations to the appeal to innovation and sustainable development. The business success and increased competitive advantage are, by far, associated with CSR, which has been claiming since the fifties of the last century, regardless of their different approaches and conceptual evolution. "For many managers, the shareholders are only one of the several groups that have to serve and, not always, the most important" (Teixeira, 1998. 208) In the light of our career with a particular application in a banking institution, we feel the interest and motivation on a theme that touches the lives and development of society in general and of a particular company. Therefore, deserves our attention studying and analyzing the concept and practice of Corporate Social Responsibility (CSR) in that company. Thus, this study was aimed to answer the question: "What is the understanding and application in the context of a banking institution, the Social Responsibility?” Other ancillary issues will complement the "Mother Question" such as: CSR represents a marketing strategy or it is a reality that aims at the development and sustainability of the company and society as a whole? Undergoing a generic approach of companies in the banking sector in Portugal and the study of one of them in particular ("Case Study " - Montepio Geral) we strive to understand the importance of CSR and its contribution to the Mission, Vision, Culture and Operational Activity of the companies in this sector. So, we will try to develop, through an essentially qualitative analysis, theoretical and practical aspects of the study, based on the review of the state of the art, research and documents analysis, observations (direct and indirect), interviews and questionnaires, and thereby assess the interest of this subject for academia and general population in which the researcher is included. The choice of this theme comes from the interest that it represents for the researcher, the academic and the general community.por
dc.description.abstractEl proceso de gestión empresarial y organizacional ha evolucionado a lo largo de los años en sus aspectos económico, social, medio ambiental, tecnológico y cultural. Esta evolución es cierta tanto a nivel interno, donde se encuentra el clima y la cultura organizacional, como en el entorno externo que cubre todas las facetas de la sostenibilidad económica, social y medio ambiental. Con ella vienen procedimientos y procesos justos basados en valores de diversos tipos y dimensiones. La Responsabilidad Social Corporativa (RSC) comprende un conjunto de políticas y prácticas que se relacionan con los objetivos estratégicos de estas empresas y que buscan dar respuesta a las necesidades de todos los involucrados internamente, del mercado y de la comunidad. En este sentido, también es una reacción de las organizaciones de apelar a la innovación y el desarrollo sostenible. El éxito en empresarial y una mayor ventaja competitiva están, con diferencia, asociados con la RSC, que ha estado reclamando desde los años cincuenta del siglo pasado, a pesar de sus diferentes enfoques y evolución conceptual. "Para muchos gerentes, los accionistas son sólo uno de los varios grupos que tienen que servir, no siempre, lo más importante." (Teixeira, 1998. 208) A la luz de nuestra carrera con una aplicación particular en una institución bancaria, sentimos el interés y la motivación de un tema que afecta a la vida y el desarrollo de la sociedad en general y de una empresa en particular. Por lo tanto, merece nuestra atención estudiar y analizar el concepto y la práctica de la Responsabilidad Social Corporativa (RSC) en la misma empresa. Así que, este estudio tuvo como objetivo responder a la pregunta: "¿Cuál es la comprensión y aplicación en el contexto de una institución bancaria, la responsabilidad social?".Otras cuestiones accesorias complementarán la "Pregunta Madre", tal como: ¿la RSC corresponde a una estrategia de marketing o es una realidad que tiene como objetivo el desarrollo y la sostenibilidad de la empresa y la sociedad en su conjunto? A través de un enfoque genérico de las empresas del sector bancario en Portugal y el estudio de uno de ellos en particular ("Estudio de Caso " - Montepío Geral) nos esforzamos por comprender la importancia de la RSC y su contribución a la Misión, Visión, Cultura y Actividad Operativa de las empresas del sector. Así que intentaremos, a través de un análisis esencialmente cualitativo, desarrollar los aspectos teóricos y prácticos del estudio, basados en la revisión del estado de la técnica, la investigación y el análisis de documentos, observaciones (directos e indirectos), entrevistas y cuestionarios, y de este modo, evaluar el interés del tema para el mundo académico y la población en general, donde se incluye el investigador. La elección de este tema surge del interés que representa para el investigador, la comunidad académica y la comunidad en general.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectResponsabilidade socialpor
dc.subjectSetor bancáriopor
dc.subjectÉtica e moral empresarialpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectSocial responsibilitypor
dc.subjectBankingpor
dc.subjectBusiness ethics and moralpor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subjectResponsabilidad socialpor
dc.subjectBancapor
dc.subjectÉtica y moral corporativaspor
dc.subjectSustentabilidadpor
dc.titleO conceito e a prática da responsabilidade social das empresas no âmbito de uma instituição bancáriapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresaspor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineGestãopor
dc.identifier.tid201487748-
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Domingos_Rego.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.