Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1666
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dc.contributor.advisorSoares, Liliana-
dc.contributor.advisorAparo, Ermanno-
dc.contributor.authorCunha, Ana Margarida Conceição Pinheiro-
dc.date.accessioned2016-11-10T12:31:30Z-
dc.date.available2016-11-10T12:31:30Z-
dc.date.issued2016-06-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1666-
dc.descriptionMestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractA presente investigação insere-se no âmbito do design de calçado e tem como objetivo propor uma nova abordagem no presente sector. O projeto baseia-se no desenvolvimento e materialização de um produto na área do calçado, de forma a integrar a produção local em conexão com as novas tecnologias emergentes, com o intuito de enaltecer e explorar um projeto que pensa local para agir global. O estudo assume, então, como referência projetual, a cultura urbana underground fundamentada nos comportamentos sociais atuais. Para tal, o presente documento subdividisse em 4 partes essenciais para uma correta e eficaz análise contextual e produtiva. Na primeira parte demonstram-se os valores e as potencialidades inerentes à industria do calçado, de forma a dinamizar a sua capacidade produtiva em interação com novas abordagens técnicas e materiais. Na segunda parte salienta-se a importância do design enquanto agente impulsionador de novas descobertas e valores para além do contexto nacional. Deste modo, destaca-se a importância do Coolhunting como metodologia capaz de gerar uma nova abordagem a ser implementada na industria do calçado e, consequentemente, na disciplina do design. Na terceira parte interpreta-se o design como um processo experimental ao nível de materiais e de tecnologias e para ser materializado segundo os valores inerentes à indústria do calçado. Por último, a quarta parte, refere-se à materialização final de um modelo de calçado, por parte da empresa Project ID, de forma a enaltecer e a dinamizar os valores inerentes ao respetivo sector. Com a presente investigação pretende-se demonstrar a importância da ligação entre diferentes indústrias de forma a originar a partilha de conhecimentos com base numa criatividade empresarial sustentável, dando origem a um novo produto fruto da experimentação inerente às distintas áreas do designpor
dc.description.abstractThe current investigation fits into the shoe design scope and has the goal to propose a new approach to the current field. The project is based on the development and materialization of a product inserted in the show industry, so that in can integrate the local production in connection with the emerging new technologies, aiming to amplify and explore a project that thinks local to act global. Therefore, the study assumes the urban underground culture grounded in the new social behaviors as projetual reference. To do so, the document is divided in 4 essential parts for an effective productive and contextual analysis. In the first part it demonstrates the values and capabilities related to the shoe industry, in a way to streamline its productive capacity in interaction with new technical and material approaches. In the second part it is highlighted the design importance while boosting driver of new discovers and values behind the national context. Thus, it is highlighted the importance of Coolhunting as methodology, capable of generating a new approach to be implemented in the shoe industry and, therefore, in the design discipline. In the third part design is interpreted as an experimental process regarding the materials and technologies, also to be materialized according to its values related to shoe industry. Lastly, the fourth part, it refers to the final materialization of shoe prototype, by the company Project ID, so that the values related to the respective field are expressed. With the current investigation it is intended to demonstrate the importance of connecting the opposite sectors and industries, creating a share of know-how based in the sustainable corporate creativity, giving birth to a new product, as a result of an experimentation related to both fields of application. Shoe Design, Experimentation, Culture, Creativity, Local, Globalpor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesign de calçadopor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectLocalpor
dc.subjectGlobalpor
dc.subjectShoe designpor
dc.subjectExperimentationpor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectLocalpor
dc.subjectGlobalpor
dc.titleO design de calçado como ponte entre a cultura produtiva e a cultura urbanapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Design Integradopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineDesignpor
dc.identifier.tid201487543-
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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