Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1678
Title: Plataforma web para monitorização de dados em contexto escolar
Authors: Esteves, Ana Maria Rodrigues
Advisor: Paiva, Sara
Ribeiro, Jorge
Keywords: Business intelligence;Data warehouse;Data mart;Sistemas de suporte à decisão;Escolas;Open source;Pentaho;Decision support systems;School
Issue Date: 2-Nov-2016
Abstract: Tipicamente a tomada de decisões carateriza-se pela forma rápida, coerente e consistente com que os agentes das organizações assentam as suas decisões estratégicas para melhorar o desempenho dos serviços operacionais e aumentar a rentabilidade das suas organizações. Por sua vez, as Escolas/Agrupamentos possuem uma imensidão de informação que não sendo devidamente catalogada e tratada, podem induzir os órgãos de gestão a tomadas de decisão menos corretas. Este projeto surgiu da crescente atenção e relevância que é dada aos dados de uma instituição, sendo imperativo que as tomadas de decisão sejam corretas e céleres mediante uma excessiva quantidade de informação existente e da necessidade de analisar essa informação através de várias perspetivas de análise (conjugando vários fatores de informação), permitindo aos agentes de decisão terem acesso à informação através de várias perspetivas de análise. No estudo de diagnóstico realizado no âmbito deste trabalho foram observadas fortes limitações ao nível da compilação da informação, tendo sido identificada a necessidade de desenvolver uma plataforma integrada de gestão de informação, capaz de agregar grandes volumes de dados. Neste sentido, pretendeu-se projetar e desenvolver uma aplicação de tratamento estatístico de dados de alunos, professores e funcionários de um Agrupamento de Escolas, em que o sistema deveria fornecer ao utilizador uma visão global dos dados numa estrutura bem planificada. Neste contexto, este projeto foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito e para colmatar a necessidade de agregar dados e permitir a sua exploração em várias dimensões, o sistema proposto é baseado nos Sistemas de Apoio à Decisão, em particular nas plataformas de Business Intelligence (BI). Tais plataformas permitem agregar dados de várias fontes permitindo a exploração analítica sobre várias dimensões auxiliando os agentes de decisão a complementarem a informação das suas fontes de dados. Este trabalho seguiu a metodologia de investigação Design Research, cujo objetivo é orientar e validar a construção de artefactos, materializando-se em termos práticos no desenvolvimento e implementação de uma plataforma de BI, sendo elaborada uma proposta de um sistema de apoio à decisão. A nível técnico foi seguida a metodologia de Kimball e foi utilizado o Pentaho Community Edition como ferramenta Open Source de BI, que permitiu conferir várias características ao projeto, como a integração e dados e a versatilidade na visualização da informação segundo várias perspetivas de análise. Posteriormente na parte final do trabalho e baseando-se na metodologia Design Research procedeu-se à exploração, validação e divulgação do sistema.
Tipically decision making is characterized by the fast, coherent and consistent way that organizations' agents base their strategic decisions to improve the performance of operational services and increase the profitability of their organizations. In turn, Schools/School Groupings have an immense quantity of information which, if not properly catalogued and treated, may induce management bodies to incorrect decisions. Schools should not neglect the volume of information they have and attend to the need of an effective information system to treat and analyse their data. Information has to flow from the school's management body to the staff, teachers and students, and vice-versa. This project emerged of the growing attention and relevance given to institutional data. It is crucial that decision-making is correct and speedy in the face of the current excessive quantity of information and the need to analyse it in different perspectives (combining several factors of information). The diagnostic study made in this project revealed strong limitations in compiling information, showing the need to develop an integrated platform of information management. Therefore, the goal was to project and develop an application to statistically treat the data of students, teachers and staff of a school grouping, where the system should provide the user with a global vision of the data in a well planned structure. The main characteristics that the application should possess are usability and reliability of the information provided to the user. In this context, the project was developed in the School Pintor José de Brito. To solve the need to aggregate data and allow their exploration in several dimensions, the system proposed is based in Decision Support Systems, particularly Business Intelligence platforms which allow to aggregate data from several sources and their analytical exploration in several dimensions thus helping decision agents to complement the information in their data sources. This work was based in the methodology of Design Research, whose goal is to guide and validate the creation of artefacts, materializing them in the development and implementation of a business intelligence platform and the proposition of a decision support system. Technically, Kimball methodology was used, and the Open Source Business Intelligence tool was Pentaho Community Edition which conferred it several characteristics. At the final stage of the work, based in Design Research methodology, the exploration, validation and publicizing of the system were performed.
Description: Mestrado em Engenharia do Software na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1678
Appears in Collections:CI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Esteves.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.