Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1686
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSaraiva, Linda Maria Balinha-
dc.contributor.authorMachado, Joana Isabel de Moura-
dc.date.accessioned2016-12-29T10:34:08Z-
dc.date.available2016-12-29T10:34:08Z-
dc.date.issued2014-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1686-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstracto presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Durante PES II foi desenvolvido um estudo de intervenção que visou melhorar o espaço lúdico de recreio. Com intuito de avaliar a eficácia desta intervenção, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo/comparativo foi conduzido com os seguintes objetivos: i) descrever/comparar as atividades lúdico motoras mais frequentes no recreio escolar, antes e após a intervenção; ii) descrever/comparar as preferências lúdicas das crianças, antes e após a intervenção no recreio escolar; e por último iii) analisar a perceção visual que as crianças têm relativamente ao espaço de recreio antes e depois da intervenção. Participaram no estudo oitenta e seis crianças (43 meninos e 43 meninas) com idades compreendidas entre os seis e dez anos de idade, de um Centro Escolar, de Viana do Castelo. Neste estudo recorremos a um questionário antes e após a intervenção, ao registo diário das crianças sobre as atividades realizadas no recreio, e ao registo gráfico da criança sobre o espaço de recreio antes e após a intervenção. Em termos globais, o enriquecimento do espaço de recreio promoveu uma alteração no comportamento lúdico motor das crianças. Antes da intervenção, os jogos mais frequentes eram os jogos de perseguição e as atividades de faz de conta. Após a implementação, as crianças passaram a realizar com maior frequência atividades de coordenação de movimentos, jogos de perseguição e atividades lúdico desportivas. Uma diferenciação de géneros no comportamento lúdico motor foi encontrada neste estudo. O registo diário das crianças revelou que os jogos com maior taxa de ocupação foram: o jogo da macaca, o macaquinho de chinês, a bandeirinha e jogo do espelho.por
dc.description.abstractThe present report was elaborated for the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (STP II) of the Master’s degree in Preschool and Primary Education, at the higher School of Education of Viana do Castelo. During STP II, an intervention program was developed aiming to enrich the school recess. In order to assess this intervention’s efficiency, a quantitative and descriptive/comparative study was conducted with the following goals: i ) to describe / compare the most frequent motor activities of children in the school recess, before and after the intervention; ii) to describe / compare the preferences of children before and after the intervention, and finally iv ) to analyze and compare the children’s visual perception of their recess, before and after the intervention program. A sample of eighty-six children (43 boys and 43 girls) aged between six and ten years old participated in this study. As sources of data collection, we used a questionnaire before and after the intervention, a children’s daily record of activities performed on recess and a comparative analysis of children’s drawings “my recess space: before and after”. Overall, the enrichment of recess space promoted a change in motor play behavior of children. Before the intervention, the most frequent games were pretend games and running games. After the implementation, the children began to perform with greater frequency coordination activities, running games and sports activities. Gender differentiation in play motor behavior was found in this study. The daily record of children showed that games with higher load factor were: hopscotch, the “Chinese monkey”, the little flag and mirror game.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRecreio escolarpor
dc.subjectPrimeiro ciclo ensino básicopor
dc.subjectComportamento lúdico motorpor
dc.subjectJogospor
dc.subjectRecesspor
dc.subjectPrimary schoolpor
dc.subjectPlay behaviorpor
dc.subjectGamespor
dc.titleO recreio escolar e a atividade lúdico motora : um estudo de intervenção com crianças do 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)por
dc.identifier.tid201509148-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joana_Machado.pdf3.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.