Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Gonçalo Nuno Ramos Maia-
dc.contributor.authorMarinho, Cecília Manuela Magalhães-
dc.date.accessioned2016-12-29T12:00:54Z-
dc.date.available2016-12-29T12:00:54Z-
dc.date.issued2014-06-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1688-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para a realização deste relatório contei com a participação de crianças com 9 anos de idade que frequentam o 4º ano de escolaridade numa escola pública da cidade de Viana do Castelo. Este estudo intitula-se “Do meu tempo ao nosso tempo: Mecanismos de construção da temporalidade próxima das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico”. Neste projeto procurou-se perceber o modo como as crianças articulam o seu pensamento histórico, sobretudo no passado mais recente, isto é, nos últimos 9 anos. Considero que esta abordagem possa ser relevante, dado que pode permitir aos alunos criar empatia com o passado da História de Portugal, quando associada a factos que marquem as suas vidas. Além disso, esta pode ser também uma forma de os alunos passarem a ter mais apresso e maior motivação pelos assuntos que consideram como “desinteressantes”. Para a concretização do presente estudo, foram realizadas várias atividades em contexto sala de aula e outras que implicaram o envolvimento da família. Após esta realização, todos os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise que se cingiu pelo método qualitativo, com recurso à técnica de investigação-ação de natureza participante, este estudo pressupõe o uso de estratégias e teses defendidas pela educação histórica. Por fim, é apresentado neste documento uma conclusão de todo este processo de investigação e também uma reflexão final das experiências da Prática Supervisionada I e II.por
dc.description.abstractThis report was developed within the course of Supervised Teaching Practice II (PESII), Travel Masters in Early Childhood Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. For the realization of this report I counted on the participation of children 9 years of age who attend the 4th grade in a public school in the city of Viana do Castelo. This study is entitled “Of my time to our time: Mechanisms for building the next temporality of the children of the 1st Cycle of Basic Education”. In this project, we sought to understand how children articulate their historical timing, especially in the more recent past, ie, the last 9 years. Think that this approach may be relevant, since it can allow students to empathize with the past history of Portugal, when associated with events that mark their lives. Moreover, this can also be a way for students to have more pass rush and more motivated by issues they consider as “uninteresting”. For the embodiment of the present study, various activities were carried out in the context of classroom and others that implicated the involvement of the family. After this realization, all the data collected were subjected to an analysis that was restricted by the qualitative method, using the technique of participant action research nature, this study assumes the use of strategies and theses by historical education. Finally, is presented in this paper a conclusion of this whole research process and also a final reflection of the experiences of Supervised Practice I and II.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPassado recentepor
dc.subjectTempopor
dc.subject1º Ciclo do ensino básicopor
dc.subjectEducação históricapor
dc.subjectRecent pastpor
dc.subjectTimepor
dc.subject1st Cycle of basic educationpor
dc.subjectHistory educationpor
dc.titleDo meu tempo ao nosso tempo : mecanismos de construção da temporalidade próxima das crianças do 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)por
dc.identifier.tid201509040-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cecilia_Marinho.pdf8.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.