Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1690
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Gonçalo Nuno Ramos Maia-
dc.contributor.authorBarroso, Ana Cláudia Barros de Matos-
dc.date.accessioned2016-12-29T13:36:33Z-
dc.date.available2016-12-29T13:36:33Z-
dc.date.issued2013-11-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1690-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO insucesso escolar sempre foi falado, juntamente com as suas causas e estratégias para o combater. A Escola tem um papel importante neste combate, no entanto a Família não pode, nem deve, descurar responsabilidades. O papel educador da Família sempre foi óbvio pois, em primeiro lugar a criança forma-se dentro do contexto familiar e só mais tarde é que é abrangida pelo contexto escolar. Quando a Escola começa também a cumprir papel de educador, muitos pais descuidam-se da sua função, passando a maioria da responsabilidade à Escola. No entanto, os Pais não podem descurar o papel que escolheram para a sua vida; serem Pais e Educadores do/s seu/s Filho/s. Os Pais devem ser parceiros da Escola e assim trabalharem em harmonia pelo crescimento e para o bem-estar dos seus descendentes. Neste sentido, este estudo tem como tema central a importância da participação ativa da Família nas aprendizagens escolares das crianças, mais concretamente dos 21 alunos que frequentam o 3º ano, ciclo no qual decorreu a minha Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e de onde advém este relatório. Este ensaio intitulado “A importância da participação parental na vida escolar da criança” é retratado com os métodos característicos de uma investigação qualitativa e de cariz etnográfico, uma vez que estes vão de encontro aos propósitos e objetivos desta pesquisa e são os que mais revelam uma ação de natureza participante.por
dc.description.abstractSchool failure has always been talked about, along with the causes and strategies to combat it. School has an important role in this battle; however, the Family mustn’t, nor should, neglect responsibilities. The educational role of the Family has always been obvious because the child initially takes shape within a family context and is only later covered by a school context. When school also starts to fulfill the role of educator, many parents overlook their function, shifting most of the responsibility on to School. Nevertheless, Parents can’t neglect the role they have chosen for their lives; being Parents and Educators of their child/children. Parents should be partners with School and thus work in harmony for the growth and well-being of their posterity. In this sense, this study is focused on the importance of the active participation of the Family in the children’s learning in school, more specifically the 21 students who attend the third grade, the cycle in which took place my Supervised Teaching Practice II (STP II), a course unit of the Masters in Preschool Education and 1st Cycle of Primary Education, and whence comes this report. This essay, titled "The importance of involving Parents in the school life of the child" is depicted with the characteristic methods of a qualitative and ethnographically oriented research, since they meet the purposes and objectives of this study and are the ones which reveal an action of participant nature the most.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFamíliapor
dc.subject(In)sucessopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamilypor
dc.subject(Un)successfulpor
dc.subjectSchoolpor
dc.titleA importância da participação parental na vida escolar da criançapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)por
dc.identifier.tid201509016-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Barroso.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.