Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1694
Title: A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Carvalho, Sara Daniela Mendanha
Keywords: Aprendizagem da ortografia
Erro construtivo
Trabalho reflexivo
Orthography learning
Constructive error
Reflexive study
Issue Date: 6-Sep-2013
Abstract: O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que visou adotar estratégias de modo a efetivar a aprendizagem dos alunos, auxiliando-os a superar as dificuldades emergentes ao nível da ortografia. Participaram nele 23 alunos, do 4ºano do ensino básico, de uma escola pública. O objetivo geral do estudo é sensibilizar e aumentar o conhecimento dos alunos em relação à importância do ensino/aprendizagem da ortografia. Por sua vez, o domínio da ortografia faz parte do processo de aquisição e desenvolvimento da escrita com correção. Perante isto, ao longo do estudo procurou-se encontrar resposta para as seguintes questões: 1) Quais as dificuldades que os alunos apresentam ao nível da competência ortográfica?; 2) Qual o tipo de erro mais frequente?; 3) Que estratégias de intervenção adotar, no sentido de melhorar o ensino explícito da ortografia, nomeadamente as dificuldades ao nível da escrita das palavras, que contêm o fonema /s/?. É percetível a satisfatória influência de um trabalho reflexivo no que respeita à ortografia, verificando-se positivamente nos resultados. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, mais especificamente do tipo investigação-ação. Mais que apresentar o progresso na competência ortográfica, este trabalho sugere propostas de intervenção no que alude à aprendizagem da ortografia.
This thesis presents the results of a study that aimed to develop strategies to improve the students learning by helping them to overcome the difficulties that arise at the level of orthography. It was attended by 23 students of 4th year from the first grade of a public school. The overall purpose of the study is to raise awareness and to increase the knowledge of students on the importance of the teaching / learning of orthography. In fact, the domain of orthography is part of the acquisition process and writing development with correction. Given this, during the study we pursued answers for the following questions: 1) which difficulties do students display at the level of orthographic competence? , 2) What is the most frequent type of error? And 3) Which intervention strategies should be adopted in order to improve the perspicuous teaching of orthography, namely based on the difficulties with written words, which contain the phoneme / s /?. It is noticeable the satisfying influence of a reflexive work in regards to orthography, since it is positively reflected in the results. The methodology applied in this study was qualitative, more specifically it was research-action type. In addition to the contribution for the progress in orthographic competences, this study proposes intervention approaches for the learning of orthography.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1694
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara_Carvalho.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.