Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1699
Title: Representações matemáticas como meio facilitador da comunicação matemática na resolução de problemas : um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
Authors: Fernandes, Maria Alzira Pereira
Advisor: Fonseca, Lina Maria Dias da
Keywords: Resolução de problemas;Tipos de representações;Comunicação matemática;Problem solving;Types of representations;Mathematic communication
Issue Date: 4-Dec-2014
Abstract: A Matemática é hoje em dia uma ferramenta essencial para todo e qualquer cidadão fazendo parte das nossas vidas e sendo cada vez mais utilizada em vastos domínios da sociedade. A resolução de problemas constitui uma capacidade matemática fundamental para a aprendizagem de diversos conceitos e procedimentos matemáticos, devendo esta ser usada em variadas áreas do conhecimento da nossa vida. Este estudo visa conhecer quais as representações que os alunos do 2º ano de escolaridade utilizam na resolução de problemas matemáticos e de que forma é que estas facilitam a comunicação do raciocínio matemático. Pretendeu-se responder às seguintes questões: - Que representações são utilizadas pelos alunos na resolução de problemas matemáticos? - De que forma é que as representações facilitam a comunicação do raciocínio matemático dos alunos? O presente estudo foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) num Centro Escolar, numa turma do 2º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde estiveram envolvidos vinte e um alunos. No que se refere à metodologia desenvolveu-se uma investigação qualitativa e seguiu-se um desenho descritivo interpretativo. Desta forma, a recolha de dados foi realizada recorrendo à observação direta participante, aos documentos e conversas informais dos alunos e aos registos visuais e áudios. Foram também implementadas várias tarefas respeitantes à resolução de problemas matemáticos. Este estudo permitiu verificar que a resolução de problemas desenvolve nos alunos a capacidade de utilizar diferentes tipos de representações e o desenvolvimento destes na capacidade de expressarem o seu raciocínio face às representações utilizadas. A PES II possibilitou-me colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura e do Mestrado e ajudou-me a crescer pessoal e profissionalmente.
Nowadays Mathematics is already an essential tool for any citizen, being part of our lives and being used in many society domains. Problem solving is a fundamental mathematics ability to learn different mathematics concepts and procedures, used by students in different areas of knowledge. This study intends to know which representations second grade students use when they solve math problems and how it improves the communication of their math reasoning. We tried to answer to the following questions: - Which representations are used by students in mathematics problem solving? - In what way these representations improve the communication of the mathematics reasoning of students? This study was made in Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) in a Scholar Center, with a second grade class and involved twenty one students. The research methodology used was qualitative following a descriptive and interpretive design. To collect data we appealed to the application of different techniques, such as active observation, interviews and visual and audio documents. Mathematics problems solving tasks were implemented. According to the results obtained, these allowed us to conclude that the problems solved developed in students the ability to use different kinds of representations and the capacity to begin express their reasoning towards the representations used. The PES II enabled me to practice all knowledge acquired during the degree and the master´s degree, and helped me to grow personal and professionally.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1699
Appears in Collections:FPEB - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Fernandes.pdf2.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.