Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1703
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dc.contributor.advisorSaraiva, Linda Maria Balinha-
dc.contributor.authorCosta, Elisabete Cristina Carvalho-
dc.date.accessioned2016-12-29T18:07:58Z-
dc.date.available2016-12-29T18:07:58Z-
dc.date.issued2015-10-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1703-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Durante a PES II foi desenvolvido um estudo de natureza predominantemente quantitativa, de carácter descritivo-correlacional que procurou responder à seguinte questão: “As crianças realizam uma avaliação adequada da sua competência motora?”. Para o efeito, delimitamos os seguintes objetivos: avaliar a competência motora real (CMR) e a percebida (CMP), verificar a relação que existe entre ambas e perceber o modo como as crianças percecionam diferentes níveis de competência motora. A CMR das crianças foi avaliada através do Teste de Desenvolvimento Motor Global (Ulrich, 2000). A CMP foi avaliada pela da Escala Pictográfica de Avaliação da Competência Percebida em Habilidades Motoras para Crianças (Barnett, Ridgers, Zask & Salmon, 2015). Vinte e um alunos (12 meninos e amostra 9 meninas) com idades compreendidas entre os cinco e seis anos, de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico pertencente ao concelho de Viana do Castelo, participaram no estudo. Os resultados indicam que as crianças desta amostra apresentam uma competência motora abaixo da média, com melhor desempenho nas habilidades de locomoção (LOC) em relação às habilidades de manipulação (MAN). No global, são as raparigas que detêm maior competência motora (CM). Relativamente à CMP, as crianças percecionam-se muito competentes, sendo os níveis de perceção mais elevados nas habilidades de LOC do que nas habilidades de MAN. Os rapazes percecionam-se mais competentes do que as raparigas, principalmente nas habilidades de LOC. O estudo permitiu concluir que as crianças não realizam uma avaliação adequada da sua competência motora.por
dc.description.abstractThis report was developed in the scope of the Supervised Teaching Practice II (STP II) , belonging to the Master Degree in Preschool Education and primary school. During STP II, we developed a predominantly quantitative, descriptive and correlational study that aimed to answer the following question: “Does children perform an adequate assessment of their motor skills? To this end, we delimit the following objectives: to evaluate the perceived and motor competence an; to verify the relationship between them; and understand how children perceive different levels of motor competence. The children´s motor competence was assessed by the Test of Gross Motor Development-2 (Ulrich, 2000). The perceived motor competence was assessed by the Pictorial Scale of Assessment of Perceived Skills in Motor Competences for Children (Barnett, Ridgers, Zask & Salmon, 2015). Twenty-one students (12 boys and 9 girls) aged between five and six years, of primary school belonging to Viana do Castelo participated in the study. The results indicate that the children have a motor performance below average, with better performance in locomotion skills (LOC) comparing to the manipulation skills (MAN). Overall, girls presented higher motor competence than boys. Regarding the perceived motor competence, children perceive to be very competent, being highest the perception levels in LOC skills than the MAN skills. The boys perceive themselves more competent than girls, especially in the LOC skills. The study allowed us to conclude that children do not perform an adequate assessment of their motor competence.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompetência motora realpor
dc.subjectCompetência motora percebidapor
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectHabilidades de manipulação e de locomoçãopor
dc.subjectCrianças do 1º CEBpor
dc.subjectPerceived motor competencepor
dc.subjectMotor competencepor
dc.subjectMotor skillspor
dc.subjectLocomotionpor
dc.subjectObject controlpor
dc.subjectGross motor quotientpor
dc.subjectPrimary schoolpor
dc.titleA competência motora e a sua autoperceção : um estudo com crianças do 1º CEBpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)por
dc.identifier.tid201509083-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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