Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1705
Title: Processador de texto : um suporte para a aprendizagem da escrita
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Sousa, Catarina Patrícia Cerqueira de
Keywords: Escrita
Texto narrativo
TIC
Processador de texto
Writing
Narrative text
ICT
Word processor
Issue Date: 20-Jul-2015
Abstract: O presente estudo integra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e foi desenvolvido com uma turma do 3ºano de escolaridade. O trabalho apresentado reporta-se à descrição das práticas desenvolvidas durante o estágio curricular, assim como ao projeto de investigação desenvolvido no mesmo período. Durante a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) foi implementada uma sequência didático-pedagógica operacionalizada em cinco momentos, ao longo dos quais foram propostas tarefas para a produção de três textos manuscritos e quatro textos digitais. Estas ações foram planeadas em etapas, de forma a estimular as ideias dos alunos, através da utilização de recursos criativos, e proporcionar-lhes a oportunidade de produzir textos nos formatos manuscrito e digital, possibilitando a comparação entre os mesmos e a compreensão da influência das Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente, do processador de texto Word, na construção do texto narrativo. A investigação assenta numa metodologia qualitativa, tendo-se enveredado pelo design de Estudo de Caso, pois é o que melhor se coaduna com a interpretação da problemática definida. A recolha de dados efetuou-se a partir dos textos manuscritos e digitais produzidos pelos participantes A e B, tendo sido definidos critérios de análise para a interpretação das fontes documentais. Os critérios de análise basearam-se no conteúdo das produções textuais, sendo estabelecidas as categorias de análise Categorias do Texto Narrativo e Aspetos da Estrutura Linguística que procuraram analisar diferentes parâmetros. Os resultados obtidos em ambos os registos evidenciam claramente uma melhoria entre os vários momentos implementados. Na categoria Aspetos da Estrutura Linguística verificou-se a influência positiva do processador de texto em vários aspetos, destacando-se, sobretudo, a dimensão dos textos e a ortografia, enquanto na maioria dos parâmetros analisados na categoria Categorias do Texto Narrativo, a utilização desta funcionalidade parece não ter grande influência no desempenho dos alunos.
This study is part of a Master’s degree in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education and was developed with a 3rd grade class. The work presented refers to the description of practices developed during the internship, as well as the research project developed in the meantime. During Supervised Teaching Practice II (STP II) a didactic and pedagogical sequence operationalized in five moments was implemented, from which have been proposed the production of three manuscripts and four digital texts. These activities were planned in stages, in order to stimulate the students’ ideas, through the use of creative resources, and give them the opportunity to produce texts in the manuscript and digital formats, enabling the comparison between them and understanding the influence of Information and Communication Technologies, including the Word processor, in the construction of narrative text. The research is based on a qualitative methodology, pursuing the Case Study design, as it is the one most consistent with the interpretation of the defined problematic. The data collection was executed from the manuscript and digital texts produced by the participants A and B, having been defined assessment criteria for the interpretation of documentary sources. The assessment criteria were based on the content of the textual productions, being established the categories of analysis Categories of the Narrative Text and Aspects of the Linguistic Structure which tried to analyse different parameters. The results obtained in both records clearly reveal an improvement between the various implemented moments. In the category Aspects of the Linguistic Structure there was a positive influence of the word processor in many respects, highlighting especially the size of the text and the spelling, whereas in most of the parameters analysed in the category of Categories of the Narrative Text, the use of this feature seems not to have great influence on student achievement.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1705
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catarina_Sousa.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.