Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSaraiva, Linda Maria Balinha-
dc.contributor.authorCaramalho, Sara de Barros-
dc.date.accessioned2016-12-29T19:27:17Z-
dc.date.available2016-12-29T19:27:17Z-
dc.date.issued2015-07-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1706-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso de Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Ao longo da PES II desenvolveu-se um estudo de natureza predominantemente quantitativa, de caráter descritivo-correlacional que visou avaliar a competência motora real e percebida e verificar a relação entre ambas, bem como compreender a forma como as crianças percecionam diferentes níveis de competência motora. A competência motora percebida foi avaliada através da Escala Pictográfica de Avaliação da Competência Percebida nas Habilidades Motoras (Barnett, Ridgers, Zask & Samon, 2005). A competência motora real foi avaliada pelo Test of Gross Motor Development 2 – TGMD-2 (Ulrich, 2000). Para o efeito, participaram no estudo dezoito crianças (10 meninas e 8 meninos) com idades compreendidas entre os seis e sete anos, de uma escola de 1º Ciclo, do concelho de Viana do Castelo. Globalmente, os resultados indicam que as crianças apresentam um desempenho motor abaixo da média, com melhor prestação nas habilidades de locomoção relativamente às habilidades de manipulação de objetos. As raparigas apresentam uma competência motora real superior à dos rapazes. Relativamente à competência motora percebida, as crianças autopercecionaram-se muito competentes nas habilidades de locomoção e de manipulação de objetos. No entanto, os níveis de competência motora percebida são mais elevados nas habilidades de locomoção do que nas habilidades de manipulação de objetos. Neste estudo concluímos que as crianças não avaliam adequadamente a sua competência motora real.por
dc.description.abstractThis report was elaborated for the unit Supervised Teaching Practice II, belonging to the Master degree in Preschool Education and Primary School, in the district of Viana do Castelo. Along the pedagogical practice, we developed an predominantly quantitative, descriptive and correlational study that aimed to assess motor competence and perceived motor competence. In addition, we seek to investigate the relationship between them and understand how children distinguish different levels of motor competence. The perceived motor competence was assessed by the Pictorial Scale of Perceived Competence Assessment in Motor Skills (Barnett, Ridgers, Zask & Samon, 2005). The motor competence was assessed by the Test of Gross Motor Development 2 – TGMD-2 (Ulrich, 2000). For this purpose, eighteen children (10 girls and 8 boys), between six and seven years of age from a Primary school in Viana do Castelo, participated in the study. Overall, the results indicate that children have a motor performance below average, with better performance in locomotion skills comparing to the object manipulation skills. Girls presented higher motor competence than of boys. Regarding the perceived motor competence, children showed high values in locomotion skills and object manipulation. However, the levels of perceived motor competence are higher in locomotor skills than objects object skills. In this study, we conclude that children are not able to properly assess their motor competence.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompetência motora percebidapor
dc.subjectCompetência motora realpor
dc.subjectHabilidades motoraspor
dc.subjectLocomoçãopor
dc.subjectManipulação de objetospor
dc.subjectQuociente motor globalpor
dc.subject1º CEBpor
dc.subjectPerceived motor competencepor
dc.subjectMotor competencepor
dc.subjectMotor skillspor
dc.subjectLocomotionpor
dc.subjectObject controlpor
dc.subjectGross motor quotientpor
dc.subjectPrimary childrenpor
dc.titleCompetência motora real e percebida : um estudo exploratório com crianças do 1.º ciclo do ensino básicopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)por
dc.identifier.tid201509261-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara_Caramalho.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.