Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriela Maria Miranda-
dc.contributor.authorGomes, Lígia Daniela Ribeiro Fernandes-
dc.date.accessioned2016-12-30T11:04:40Z-
dc.date.available2016-12-30T11:04:40Z-
dc.date.issued2015-02-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1710-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO presente estudo, inserido no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, tem como objetivo principal compreender atitudes e comportamentos de crianças da educação pré-escolar a um projeto de Literacia da Informação (LI). De forma a refletir sobre esta problemática, formularam-se as seguintes questões de investigação: i) É possível trabalhar a Literacia da Informação na Educação Pré-Escolar?; ii) Que estratégias se revelam adequadas para desenvolver competências de Literacia da Informação em crianças do pré-escolar?; iii) Que conhecimentos constroem as crianças em projetos de Literacia da Informação?; e iv) Que opiniões revelam as crianças sobre o projeto em Literacia da Informação? Neste sentido, realizou-se um estudo enquadrado por um paradigma construtivista, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Assim, o grupo de dezoito crianças com cerca de cinco anos, que a investigadora (I) acompanhou, enquanto estagiária, na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), foi envolvido num projeto de Literacia da Informação, que teve por base as estratégias de operacionalização propostas no “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” – “Aprender com a biblioteca escolar” (BE). Através daquela análise, verificou-se que as estratégias utilizadas no projeto foram adequadas, as crianças participaram ativa e entusiasticamente nas atividades, tendo construído novos conhecimentos e demonstrado valorizar o seu trabalho de pesquisa e o livro informativo. A maioria daquelas crianças teve um desempenho positivo no projeto, revelando várias competências informacionais, concluindo-se a favor do desenvolvimento de competências de Literacia da Informação na educação pré-escolar.por
dc.description.abstractThe present study, inserted in the domain of Oral Language and the Approach to Writing, aims to understand the attitudes and behavior of children in preschool with regard to a Literacy of Information project. In order to reflect on this issue, the following investigation questions were stated: i) Is it possible to work Literacy of Information in Preschool Education?; ii) What strategies are revealed adequate to develop skills in Literacy of Information in preschool children?; iii) What knowledge do children build in Literacy of Information projects?; and iv) What opinions do children reveal about the Literacy of Information project? In this sense, a study was carried out framed by a constructivism paradigm, according to a methodology of a qualitative nature, in the modality of a case study. Thus, a group of 18 children of about 5 years of age, whom the investigator accompanied while as a student-teacher in Supervised Teaching Practice II, was involved in a Literacy of Information project, which had its source on operative strategies suggested in “Reference of learning associated with the work of school libraries in Preschool Education and Basic Education " - “Learn with the school library”. Through that analysis, it was found that the strategies used in the project were suitable, the children participated active and enthusiastically in the activities, having constructed new knowledge and demonstrated having valued the investigative work and the informative book. The majority of those children had a positive performance in the project, revealing various informative skills, concluding in favor of the development of Literacy of Information skills in preschool education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectEmergência da literaciapor
dc.subjectLiteracia da informaçãopor
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.subjectPreschool educationpor
dc.subjectLiteracy emergencepor
dc.subjectLiteracy of informationpor
dc.subjectSchool librarypor
dc.titleA literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anospor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapor
dc.identifier.tid201508583-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ligia_Gomes.pdf4.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.