Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1712
Title: Expressão musical em contexto pré-escolar : projeto "A Arca do Zé"
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Moreira, Ana Rita Borlido
Keywords: Educação pré-escolar
Expressão musical
Projeto educativo
Pre-school education
Musical expression
Educational project
Issue Date: 31-Jul-2015
Abstract: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar o presente estudo foi desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada II, que envolveu 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, de um jardim-de-infância pertencente ao concelho de Viana do Castelo. Neste projeto estudou-se a importância da Expressão Musical, dos instrumentos musicais no jardim-de-infância, o envolvimento parental em contexto educativo e a importância de projetos educativos em contexto de jardim-deinfância. A escolha deste projeto teve por base as necessidades diagnosticadas através das observações realizadas durante a PES I, onde foi verificado que o Domínio da Expressão Musical não era explorado de forma regular. O presente relatório é constituído por 3 partes, a 1ª contempla a apresentação do contexto educativo, bem como planificações, reflexões e envolvimento na comunidade realizadas durante a PES II. A 2ª parte apresenta o trabalho de investigação onde foi realizada a fundamentação teórica que se debruça em autores que apoiam a importância da Expressão Musical no desenvolvimento da criança. É apresentada também a metodologia adotada que se focou no trabalho de projeto assente no paradigma qualitativo, análise e interpretação de resultados e as conclusões de todo o trabalho desenvolvido. Este estudo teve por base 8 sessões no âmbito da Expressão Musical, estas atividades tiveram em conta a motivação das crianças, assim como os objetivos traçados para este estudo, para que fosse possível permutar as aprendizagens de forma adequada. A 3ª parte diz respeito a uma reflexão de PES, onde é apresentada uma análise de todo o meu percurso. Os resultados desta investigação revelaram que as atividades implementadas contribuíram fortemente para uma progressiva evolução no Domínio da Expressão Musical e do conhecimento e execução de instrumentos musicais como veículo para a apresentação do projeto final “ A Arca do Zé”. Neste sentido, após a realização de algumas tarefas alcançou-se a evolução pretendida nas ações das crianças, pois estas revelaram-se envolvidas, participativas e motivadas possibilitando assim, uma integração parental e familiar no verdadeiro sentido do Pré-Escolar.
The present work was performed within the practical phase subject “Supervised Teaching Practice II”, integrated under the Master in pre-school education, which involved 25 children in a kindergarten institution belonging to Viana do Castelo´s county area, within a range of ages between 3 to 5 years old. In this project it has been studied the relevance of Musical Expression, musical instruments in kindergarten ages, parental involvement in the educational context and the importance of educational programs also in kindergarten context. This project theme was chosen based on the needs diagnosed through observations made through PES I subject, as it was concluded that the musical expression domain was not being exploited regularly. The work is divided into 3 parts: the 1st embraces the presentation of the educational context, as well as lesson plans, reflections and community involvement fulfilled during the course of PES II; The 2nd part introduces the research work where the theoretical foundation was held, focusing on authors who support the relevance of Musical Expression in child development context. It also presents the adopted methodology that was focused on project work based on the qualitative paradigm, analysis and interpretation of results and conclusions of all the work done. This study was based on 8 sessions under the Musical Expression wing, having this activities took into account the motivation of children, as well as the goals set for this study, in order to achieve the exchange the learnings properly. The 3rd part reports to a reflection of PES, as it presents an analysis of all my route through this fase. The results of this research demonstrate that the implemented activities proposal strongly contributed to a progressive evolution in the Musical Expression Domain and knowledge and performance of musical instruments as a vehicle for the presentation of the final project "A Arca do Zé". Therefore, after performing some tasks, it was achieved the desired progress in children's actions, as these have proven to be engaged, participatory and motivated thus enabling parental and family integration in the true sense of the Preschool.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1712
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Moreira.pdf4.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.