Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1713
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Carlos Alberto dos Santos-
dc.contributor.authorSilva, Vera Lúcia Amorim da-
dc.date.accessioned2016-12-30T12:04:30Z-
dc.date.available2016-12-30T12:04:30Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1713-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractEste projeto final foi construído no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, que se insere na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II. Esta prática envolve assim um grupo de 22 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O conteúdo deste projeto está direcionado para a expressão musical onde se deu especial importância à música erudita. Dando ênfase à música clássica/romântica. Foram exploradas as várias áreas e domínios do ensino pré-escolar com recurso a atividades musicais decorrentes de audições programadas. Este relatório está organizado em 3 partes, sendo a primeira referente ao enquadramento do estudo, caracterizando o meio, o jardim-de-infância, a sala de atividades e o grupo em questão. A segunda parte consiste na fundamentação teórica onde se evidência a importância para a música na Educação Pré-Escolar, pedagogias da música e o brincar na Educação Pré-Escolar. É também nesta parte que se apresenta a metodologia adotada, de natureza qualitativa, tendo por base uma investigação-ação, bem como a descrição, análise e interpretação de dados e respetivas conclusões. A terceira e última parte é apresentada a reflexão final sobre toda a Prática de Ensino Supervisionada. Os instrumentos de recolha de dados foram, designadamente: a observação, os registos audiovisuais e notas de campo, para possibilitar a análise pormenorizada das ações dos participantes. Os resultados corroboram que as atividades desenvolvidas no decorrer deste projeto fora significativas para a sensibilização das crianças em relação à música erudita. “A música erudita em contexto pré-escolar” foi um projeto que fomentou uma abordagem à expressão musical na educação pré-escolar com um caráter próprio, gerando nas crianças interesse e curiosidade pelas atividades musicais e por consequência à restante comunidade escolar.por
dc.description.abstractThis final project was carried out in the preschool Education Master context, inserted in the Curricular Unit Supervised Teaching practice. This practice involves a group of 22 children aged between 3 and 6 years. The content of this project is directed to the musical expression, which gave a particular importance to the classical music. Emphasizing the classical/romantic. There were explored various areas in the preschool, using musical activities as a result of scheduled hearings. This project is organized into 3 parts, being the first concerning to the study framing, characterizing the middle, the kindergarten, the activities and the group in question. The second part consists in theoretical foundation which highlights the importance for music in Preschool Education, the music pedagogies and the play in Preschool Education. It is also in this section which presents the adopted methodology, being it the research-action as well as the description, analysis and interpretation of data as well as the conclusions. The third and last part shows the final reflection about the whole Practice of Supervised Education. The data collection instruments were: the observation, the audiovisual recordings and field notes, to enable detailed analysis of the actions of the participants. The results corroborate that the activities carried out in the course of this project were meaningful to children awareness in relation to classical music. "The classical music in preschool context" was a project that fostered an approach to musical expression in preschool education with its own character, generating interest and curiosity by musical activities and by consequence remaining school community.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectCompositores clássicos / românticospor
dc.subjectPreschoolpor
dc.subjectPlayingpor
dc.subjectMusicpor
dc.subjectRomantic / classical composerspor
dc.titleA música erudita em contexto pré-escolarpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapor
dc.identifier.tid201508648-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vera_Silva.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.