Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1716
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dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriela Maria Miranda-
dc.contributor.authorPonte, Cíntia Maria Dias Rodrigues Caldas da-
dc.date.accessioned2016-12-30T13:42:41Z-
dc.date.available2016-12-30T13:42:41Z-
dc.date.issued2015-01-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1716-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractInserido na Prática de Ensino Supervisionada II do mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta-se o presente relatório do estudo realizado ao longo da intervenção em contexto pré-escolar. O trabalho de investigação aqui contemplado teve como ponto fulcral perceber se é possível desenvolver, em crianças de cinco e seis anos, competências de literacia para os media e qual a pedagogia mais adequada. Tendo em conta o pretendido, as crianças do grupo sobre o qual recaiu o estudo foram integradas num conjunto de atividades mediáticas, das quais sobressaíram três formatos diferentes: formato escrito (jornais e revistas), formato áudio (rádio) e formato audiovisual (televisão). Pretendeu-se apresentar atividades que promovam a capacidade de utilizar os media em benefício próprio das crianças, dado que são cada vez mais atuais no quotidiano das mesmas e através das quais retiram muitos ensinamentos. Realizado entre o mês de março e maio de 2014, o estudo insere-se numa metodologia de Estudo de caso, por via de uma ídole qualitativa, de forma a possibilitar uma descrição o mais detalhada possível para assim permitir avaliar se as crianças desenvolveram as competências mencionadas. Para essa descrição, foi necessária a obtenção de dados, feita através de um universo de registos fotográficos e filmagens, notas de campo, observação e trabalhos das crianças. O grupo sobre o qual recaiu o estudo era composto por vinte e três crianças, com idades compreendidas entre os cinco e seis anos. Embora com um grupo homogéneo, todas as atividades foram estruturadas em função das necessidades e interesses individuais das crianças, de forma a cultivar a motivação e o gosto pelas experiências proporcionadas. Através da investigação realizada, percebeu-se que é possível trabalhar os diferentes formatos mediáticos com crianças em idade pré-escolar, desenvolvendo capacidades necessárias à faixa etária em questão, como é também contemplado nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.por
dc.description.abstractInserted into the practice of supervised education II master’s degree in Preschool education, it is now presented the report of the study conducted along the intervention on pre-school context. The research work described here had a focal point understanding wheter it is possible to develop, in children aged five and six years, media literacy skills and what the most appropriate pedagogy would be. Taking this into account, the children of the group covered by the study were interated into a series of media activities, from which emerged three different formats: written format (newspapers and magazines), audio format (radio) and audio-visual format (television). It was intended to introduce activities that promote the ability to use the media for the benefit of the children, since they are increasingly present in their everyday life and from which they draw many lessons. Carried out between March and May 2014, the study is part of a case study methodology, by means of qualitative nature, in order to enable a description as detailed as possible thus allowing to assess whether the children developed the skills mentioned. For this description, it was necessary to obtain data, made through a universe of photographic records and footage, field notes, observation and children’s projects. The group which was the object of the study consisted of twenty-three children, aged between five and six years ord. In spite of being a homogeneous group, all activities were structured according to the individual needs and interests of the children, in order to cultivate the motivation and the taste for the experiences offered. Through this research, it was become apparent that it is possible to work the different media with pre-school children and developing necessary skills for the age group in question, as stated in the Curricular Guidelines for pre-school education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectLiteracia para os mediapor
dc.subjectPre-school educationpor
dc.subjectLiteracypor
dc.subjectMedia literacypor
dc.titleLiteracia para os média : uma perspetiva para a educação pré-escolarpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapor
dc.identifier.tid201508524-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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