Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1719
Title: Literacias no 1º ciclo de ensino básico : o contributo da biblioteca escolar
Authors: Gandra, Carla Bezerra
Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Ribeiro, Cristiana Daniela Faria
Keywords: Literacia da leitura
Literacia da informação
Biblioteca escolar
Reading literacy
Information literacy
School library
Issue Date: 13-Mar-2015
Abstract: O presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido com uma turma do 3º ano do 1º CEB de Viana do Castelo, envolvendo crianças com uma média de 8 anos de idade, tendo a investigadora o duplo papel de professora estagiária e observadora participante. A chave desta investigação incide na parceria entre a Biblioteca Escolar e a sala de aula ao nível da promoção da Literacia da Leitura e da Informação nos alunos, procurando Perceber-se de que forma esta parceria propícia o desenvolvimento destas Literacias. A investigação realizada ao longo da PES II integra um conjunto de atividades desenvolvidas em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico na Biblioteca Escolar. Esta investigação teve como objetivos promover as literacias nos alunos através da participação em trabalhos de pesquisa de modo a explorar diferentes meios e recursos; compreender de que forma a BE contribui para o desenvolvimento das literacias, através da identificação dos meios da BE que os alunos utilizam na pesquisa de informação; e analisar o desempenho dos mesmos neste tipo de dinâmicas. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, respeitando o cariz descritivo e interpretativo, na medida em que foram estudadas as atitudes, as experiências, as atividades e o contexto dos participantes. Decorrente da análise dos dados verificou-se que os alunos revelam envolvimento nas dinâmicas implementadas e demonstram uma evolução positiva ao longo da investigação. O trabalho de grupo motiva os alunos para o tipo de dinâmicas realizadas, melhorando a sua performance. O uso das TIC foi uma mais-valia na implementação deste tipo de dinâmicas.
This report fits in the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, developed with a 3rd grade group of Viana do Castelo, involving children with an average age of 8 years old, the researcher had a dual role as teacher trainee and as participant observer. This research focuses on the partnership between the school library and the classroom in terms of promoting Reading and Information Literacy on students, seeking to realize how this partnership is favorable to the development of these Literacies. Its organization was effected in three main chapters. This research was conducted along PES II and it integrates a set of activities developed in the context of the 1st Cycle of Basic Education in School Library. This research aimed not only to promote literacies in the students through participation in research projects in order to explore different media and resources, but also understand how to School Library contributes to the development of literacy, through the identification of School library resources that students use during the search of information and ultimately analyze their performance on this type of dynamics. The applied methodology was qualitative, respecting the descriptive and interpretative design, as attitudes, experiences, activities, and the participant’s context were studied. Arising from the data analysis, it was found that students reveal involvement in the dynamics implemented and they demonstrated a positive evolution through the investigation. The group work motivates students to dynamic type performed, improving their performance. The use of ITC was an advantage in the implementation this type of dynamics.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1719
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiana_Ribeiro.pdf12.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.