Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1720
Title: Oralidade : o papel do manual escolar e estratégias e utilizar em aula
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Alves, Carla Cristina Aires
Ferreira, Cristina Almeida
Keywords: Oralidade
Manual escolar
Ensino
Aprendizagem
Oral language
Textbook
Teaching
Learning
Issue Date: 13-Mar-2015
Abstract: Inserido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), o presente estudo pretende responder à necessidade de compreender de que forma podemos tornar o processo de ensino-aprendizagem da Oralidade mais relevante e sistematizado. Desenvolvido numa turma do 3.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico, o principal objetivo deste estudo é perceber a relevância que o manual escolar, adotado pelo agrupamento, atribui ao domínio da Oralidade, tendo como referência as Metas Curriculares de Português. Num primeiro momento, pretendi analisar o manual escolar e perceber se este favorece a implementação de atividades relativas à Compreensão do Oral (CO) e à Expressão Oral (EO), pelo que se procedeu a essa análise, concretizando-se de seguida atividades de apresentações orais que incidiam sobre um tema, previamente planificado em articulação com outras áreas do conhecimento ou com outros domínios do Português. A metodologia privilegiada foi de cariz qualitativo, recolhendo-se dados através da observação direta, notas de campo, registos audiovisuais e utilizando-se como documentos fundamentais o manual escolar e as grelhas de planificação e avaliação do discurso oral. Após o estudo, observei que o manual escolar apresenta poucas atividades dirigidas para a Oralidade e que estas não abrangem todos descritores de desempenho presentes no documento das Metas Curriculares de Português (MCP). Por outro lado, verifiquei que é possível implementar atividades motivadoras, exequíveis e articuladas com outras áreas e com outros conteúdos que fomentam um processo de ensino aprendizagem globalizante e produtivo. Ao longo do estudo, os alunos foram aumentando o seu tempo de exposição oral e apresentando evolução nas suas apresentações orais, o que foi observável no discurso produzido, nos elementos paralinguísticos utilizados e dos aspetos não-verbais mobilizados.
Developed during the Teaching Practice Supervised II, this study aims to answer the need to understand how we can make the process of teaching-learning oral language more relevant and systematized. Realized in a class of the 3rd grade of the primary education, the main objective of this study is to understand the importance that the textbook, adopted by the school attaches to the field of oral language, with reference to the Curriculum Goals of Portuguese. At first, I analyzed the textbook to see if it helps the implementation of activities related to listening and speaking, which is held to this analysis, putting then activities of oral presentations that focused on a theme, previously planned in conjunction with other areas of knowledge or with other areas of Portuguese. Qualitative methodology was used to collecting data through direct observation, field notes, audiovisual recordings and using as basic documents the textbook and chart of planning and evaluation of oral discourse. After the study, I noted that the textbook has few activities directed to oral language and that these do not cover all performance descriptors in the document of Curricular Goals Portuguese. On the other hand, I showed that possible to implement motivational activities, achievable and articulated with other areas and other content that foster an educational process globalizing and productive learning. Throughout the study, students were increasing their time of oral and presenting developments in oral presentation, which was observable in the discourse produced in paralinguistic elements used and the non-verbal aspects mobilized.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1720
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristina_Ferreira.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.