Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1723
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dc.contributor.advisorPeixoto, Ana Maria Coelho de Almeida-
dc.contributor.authorMorais, Suse Paula Pereira-
dc.date.accessioned2017-01-02T17:46:59Z-
dc.date.available2017-01-02T17:46:59Z-
dc.date.issued2016-01-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1723-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO relatório que se apresenta enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A sua organização em três partes distintas corresponde à caracterização do contexto educativo, a um estudo com enfoque no desenvolvimento de práticas de higiene e saúde oral em contexto pré-escolar, tendo-se criado, na sala de atividades, o cantinho da saúde oral. Pretendia-se que as crianças, com autonomia, pudessem aplicar todos os procedimentos na realização da sua higiene oral diária. A última parte contempla uma reflexão final da PES II desenvolvida em contexto pré-escolar. O estudo referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação: “Como promover em crianças de 5/6 anos hábitos de saúde e higiene oral?”. Apoiada numa metodologia qualitativa recorreu-se a diversos instrumentos de recolhas de dados como registos de áudio e vídeo gravados e registos fotográficos, quadro de registo de higiene oral, observação naturalista, inquérito por entrevista e o diário do investigador, os quais foram sujeitos a uma análise de conteúdo. A recolha de dados foi realizada num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo e envolveu as 19 crianças da sala de atividade onde decorreu a PES II. Na abordagem a esta temática realizaram-se diferentes atividades focadas em diferentes áreas e domínios do saber. As atividades planeadas e implementadas decorreram de forma bastante dinâmica e organizada, as aprendizagens das crianças foram significativas bem como promotoras de novos hábitos de saúde oral e permitiram uma aquisição de novos conhecimentos e novas e melhores práticas. Os resultados do estudo evidenciam que através de atividades e de uma nova rotina diária criada para o efeito foi possível constatar a evolução das crianças relativamente aos hábitos de higiene oral, denotando-se maior autonomia das crianças perante a escovagem dos dentes bem como uma consciencialização das crianças e dos seus pais da necessidade dessa prática.por
dc.description.abstractThis report is part of the Supervised Teaching Practice II course unit, of the Pre-school Education Master, in Education School of Viana do Castelo. The three parts of it, correspond to the characterization of the educational context, with a study focused on the development of hygiene practices and oral health in pre-school environment, having been created, in the activity room, the oral health place. It was intended that children could implement all procedures in fulfilling their daily oral hygiene, with autonomy. The last part includes a final reflection of the course unit developed in pre-school context. The study was developed around the research question: "How to promote oral health habits in children aged between 5 and 6 years?” Supported by a qualitative methodology, it was used different tools of data collection, like audio, video and photographic records, an oral hygiene registration table, naturalistic observation, interviews survey and the researcher diary’s which were subjected to a content analysis. The collection of data was carried out in a kindergarten of Viana do Castelo and involved the 19 children of the activity room where the course unit took place. This issue involved making different activities, in different areas and knowledge fields. The scheduled and implemented activities were conducted in a very dynamic and organized way, the learning of children was significant as well as promoters of new oral health habits and have allowed an acquisition of new knowledge and new and enhanced practices. The study results show that through activities and a new daily routine created for this purpose it was possible to see the evolution of children, relatively, to oral hygiene habits, showing a greater autonomy of children before brushing the teeth as well as an awareness of children and their parents of this practise necessity.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectEscovagempor
dc.subjectHigiene oralpor
dc.subjectSaúde oralpor
dc.subjectPre-school educationpor
dc.subjectBrushingpor
dc.subjectOral hygienepor
dc.subjectOral healthpor
dc.titleSorrisos brilhantes: práticas de saúde e higiene oral com crianças dos 5/6 anos num jardim-de-infânciapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapor
dc.identifier.tid201656655-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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