Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1725
Title: Histórias com valores: um estudo com crianças do pré-escolar
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Maciel, Diana Cristina Barbosa
Keywords: Educação pré-escolar
Histórias infantis
Valores sociais
Preschool education
Children's stories
Social values
Issue Date: 14-Dec-2015
Abstract: O presente relatório de estudo está inscrito na Prática de Ensino Supervisionada II do mestrado de educação pré-escolar. Descreve-se a intervenção pedagógica-didática desenvolvida e o estudo de investigação realizado num grupo de crianças de três anos, de um jardim-de-infância da rede pública do concelho de Viana do Castelo. Este trabalho de investigação teve como objetivo essencial perceber se as histórias infantis se constituem como estratégia para incutir valores sociais a crianças em idade pré-escolar. Tendo em conta o que se pretendia, o grupo de crianças onde foi realizado este estudo concretizou diversas atividades que visavam promover comportamentos relacionados com a partilha, a entreajuda, a amizade e o respeito, e de acordo com o objetivo do estudo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza interpretativa. O estudo foi realizado entre o mês de março e junho de 2015, e os dados recolhidos através de filmagens e fotografias, notas de campo, registos gráficos e por observação direta. O grupo sobre o qual incidiu esta investigação encontrava-se na faixa etária dos três anos de idade, e era composto por quinze crianças. Embora tenha sido um grupo homogéneo tendo em conta a faixa etária, em termos de desenvolvimento era heterogéneo, e nesse sentido, as atividades foram pensadas e elaboradas tendo em conta esses aspetos. Portanto, a análise dos dados permitiu perceber que as histórias para crianças se revelaram uma estratégia apelativa e um bom veículo para a transmissão de valores, e que é possível nesta faixa etária caraterizada pelo egocentrismo, sensibilizar para comportamentos e atitudes mais adequadas, levando as crianças a porem em prática o que aprenderam.
This study report is enshrined into the Practice Supervised Education II master’s degree in preschool education, which was implemented during the intervention in preschool context. This research work presented here has the essential point to understand if, it is possible the children's stories constitute an appropriate strategy to instill social values in preschool education. Taking into account what was intended, the group of children which was conducted this study, underwent various activities that have been planned to suit the chosen stories and values that it was intended to instill. The aim was therefore to create activities that would enable observe and analyze behaviors related to sharing, mutual aid, friendship and respect, in particular to understand how children put them into practice and demonstrate appropriate behaviors. The study was conducted between March and June 2015, and the data collected through filming and photographs, field notes, charts, records and direct observation. The group focused on which this investigation was in the age group of three years old, and was composed of fifteen children. Although it was a homogeneous group given the age group, in terms of development it was heterogeneous, and in that sense, the activitieswere conceived and developed taking into account these aspects. Therefore, through this research it found that the stories for children are a good vehicle for the transmission of values , and it is possible this featured age by self-centeredness, to raise awareness of more appropriate behaviors and attitudes, taking the kids to implement what they have learned.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1725
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diana_Maciel.pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.