Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1729
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVasconcelos, Pedro-
dc.contributor.advisorCorreia, Teresa-
dc.contributor.authorLomba, Sandra Filipa Lacerda-
dc.date.accessioned2017-01-16T12:13:11Z-
dc.date.available2017-01-16T12:13:11Z-
dc.date.issued2012-02-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1729-
dc.descriptionMestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO presente trabalho procura investigar a importância do design na execução de um brinquedo, na faixa etária de 2 a 7 anos de idade. O brinquedo constitui uma forma alegre e motivadora de aprendizagem, que proporciona a construção do conhecimento que é adquirido pela criação de relações e desenvolvimento de aspectos emocionais, cognitivos e afectivos. Esta pesquisa teve como objectivo analisar o brinquedo, começando por conhecer um pouco da história e da sua evolução. Qualquer objecto pode transformarse num brinquedo, na percepção da criança, o que demonstra a importância que o design de brinquedos poderá ter no seu desenvolvimento. Os brinquedos deverão ainda ser analisados por faixa etária, visto haver variados tipos e configurações, de forma a estudar e seleccionar os mais apropriados para cada idade. Inicialmente, a criança começa pela percepção de formas simples, passando mais tarde a distinguir formas complexas. Nesse processo, deve-se ter presente a importância da cor na formação da criança, devendo esta ser atractiva, para direccionar a sua atenção. De seguida, pesquisaram-se as normas de segurança de um brinquedo e os cuidados a ter na sua aquisição. Direccionando ainda mais a pesquisa, são analisados os critérios de selecção do brinquedo, respeitando o tamanho, a durabilidade e as normas de segurança. Um bom brinquedo ajuda a desenvolver a atenção, a criatividade, a imaginação, e constitui um meio de expressão da criança. Tendo em consideração a relevância que o brinquedo tem para a criança, desenvolveu-se uma proposta projectual para um brinquedo. Para tal fez-se, numa primeira abordagem, uma estruturação do problema projectual, verificando as necessidades da criança, tais como: a função do brinquedo, a sua ergonomia, adaptabilidade à criança e higiene. De seguida, com o fim de identificar as necessidades, realizaram-se inquéritos a jardins- de-infância, tais como: Jardim de Infância Lar de Santa Teresa, Jardim de Infância de Viana do Castelo Nº1 Santa Maria Maior, Jardim Nossa Senhora da Misericórdia - Santa Casa da Misericórdia, Jardim de infância de Meadela e a Tendinha dos Pirralhos, tendo-se obtido respostas de 18 educadoras. Os resultados do estudo evidenciam que o brinquedo é importante, fazendo parte da vida da criança e do seu crescimento. Decidiu-se então desenvolver 5 propostas como forma de procurar o que realmente era importante no design de um brinquedo. Constata-se também que se pode realizar um só brinquedo que abranja toda a faixa etária dos 2 aos 7 anos. Pode-se dizer que o brinquedo é um objecto que integra recursos voltados para o ensino, permitindo as crianças desenvolverem-se de forma agradável, e tendo uma acção intencional, a manipulação de objectos. Hoje a função do brinquedo é permitir o desenvolvimento da criança na apreensão e conhecimento do mundo. Para tal esse brinquedo deve ser escolhido de livre vontade indo atingir a sua função lúdica quando propicia prazer e diversão.por
dc.description.abstractThis study investigates the importance of child development in the design of toys, ranging in age from 2 to 7 years old. Taking as a starting point, the toy as a joyful and motivating learning, it provides the construction of knowledge that is acquired by building relationships and the development of emotional, cognitive and affective phenomena. This research aimed to examine the toy beginning with a study of its history and evolution. Any object can become a toy in the child's perception, which demonstrates the importance that the design of toys may have in the child's development. Toys should also be analyzed by age group, since there are different types and configurations in order to study and select the most appropriate for each age. Initially, the child begins by the perception of simple shapes, moving later to distinguish complex shapes. In this process should be kept in mind the importance of color in the child education, which must be attractive to direct her attention. Then safety rules of toys and the precautions in its acquisition were investigated. Selection criteria of toys, respecting the size, durability and safety rules were also analyzed. A good toy helps develop attention, creativity, fantasy and fiction, and is a support of expression of the child. Given the importance that toys represent for children, a project-proposal for a toy was developed. To do so, a structuring study was made, in a first approach, checking the child's needs, such as: the function of the toy, its ergonomics, adaptability and hygiene. Then, in order to identify the necessity, garden-care were inquired, such as: Jardim de Infância Lar de Santa Teresa, Jardim de Infância de Viana do Castelo Nº1 Santa Maria Maior, Jardim Nossa Senhora da Misericórdia - Santa Casa da Misericórdia, Jardim de infância de Meadela e a Tendinha dos Pirralhos. Responses of 18 educators were obtained. The study results show that the toy is important, as part of a child's life and its growth. It was then decided to develop 5 proposals, as a way to search for what realmind was important in the design of a toy. The fact that only a toy can covers all ages from 2 to 7 years was also verified. One could say that the toy is an object that integrates resources devoted to the teaching, allowing children develop in a pleasant way, and having an intentional action, the manipulation of objects. Today the function of the toy is to allow a child’s development in the apprehension and knowledge of the world. To do so this toy must be freely chosen and will reach its recreational function when it provides pleasure and fun.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBrinquedopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectToypor
dc.subjectKidspor
dc.subjectChild developmentpor
dc.titleDesign de brinquedos lúdicos : a importância do desenvolvimento infantil dos 2 aos 7 anos de idadepor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Design Integradopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineDesignpor
Appears in Collections:DES - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra_Lomba.pdf13.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.