Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1731
Title: A portugalidade associada a uma marca de iluminação
Authors: Santos-Rodrigues, Helena
Martins, João
Moutinho, Rúben Ferreira Flores
Keywords: Tradição
Design
Valores identitários
Marca
Luz
Emoção
Tradition
Identity values
Brand
Light
Emotions
Issue Date: 15-Apr-2013
Abstract: Pretende-se com esta dissertação construir uma proposta de marca de iluminação que comunique os valores identitários e expressivos da sua origem (Portugal) assim como desenvolver um produto de referência no contexto da mesma. Para tal, considera-se o design como um método e processo criativo que possibilita as alterações nas características formais e conceptuais do produto e da marca em si. Desta forma pode-se incluir elementos exclusivos, personalizados e contemporâneos no seu desenvolvimento e desenho que, neste universo em especifico, se tornam numa experiência com múltiplos aspetos a explorar. As relações de comunicação participada entre a gestão, o marketing e o design são necessárias e fundamentais para o desenvolvimento, implementação e sucesso da marca e dos seus produtos no mercado de forma a se distanciar dos seus concorrentes. Neste sentido, a criação da marca passa pela procura e exploração de qualidades únicas e irrepetíveis como as suas origens territoriais e a cultura a estas relacionadas Os valores e qualidades inerentes à sua proveniência identificam e qualificam a marca, o seu caráter e a sua personalidade. Neste sentido, todos estes elementos funcionam como ferramentas emocionais e criativas referenciadas na produção do objeto em si. Esta dissertação, encontra-se organizada em dois capítulos que pretendem ser uma plataforma para a criação de uma marca de design de iluminação portuguesa. Deste modo, no primeiro capítulo, refletimos sobre a revisão bibliográfica que compreende a análise e interpretação dos principais conceitos e definições de marca explorando também as diferentes dimensões e elementos de portugalidade, constituindo assim a base de conhecimento científico necessária para o posterior capítulo. Subsequentemente, no segundo capítulo, apresentamos e expomos uma análise ao mercado de marcas no contexto do design de iluminação bem como a formalização de um exercício prático que corresponde à proposta de uma marca e dos seus produtos. Deste modo, apresentamos uma proposta em que a identidade da marca é o reflexo de um conjunto de elementos singulares que moldam e procuram a exploração de novas experiências fenomenológicas da luz.
We intend with this dissertation build a proposal of brand of lighting that communicates the values and identity expressive of their origin (Portugal) as well as develop a reference product in the same context. To this end, we consider the design as a method and a creative process that enables the changes in formal and conceptual characteristics of the product and the brand itself. This way we can include unique elements, customize and contemporary in its design and development, in this universe, becoming an experience with multiple aspects to explore. The relationship between participatory communication with management, marketing and design are fundamental and necessary for the development, implementation and success of the brand and its products in the market in order to distance themselves from their competitors. In this sense, the creation of the brand goes through the search and exploration of unique qualities and unique as their territorial origins and culture related to these. The values and qualities inherent in its provenance identify and qualify the brand, his character and his personality. In this sense, all these elements function as emotional and creative tools referenced in the production of the object itself. This dissertation is organized into two chapters intended to be a platform for the creation of a brand of Portuguese lighting design. Thus, in the first chapter, we reflect on the literature review that includes the analysis and interpretation of key concepts and definitions of the brand, also exploring the different dimensions and elements of the Portugality, becoming the scientific knowledge base needed for the subsequent chapter. Subsequently, in the second chapter, we present and expose an analysis of the market brands in the context of lighting design as well as the formalization of a practical exercise that corresponds to the proposal of a brand and its products. Thus, we present a proposal in which the brand identity is a reflection of a number of unique elements that shape and try to explore new phenomenological experiences of light.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1731
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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