Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1750
Title: O design como mecanismo produtor de experiências
Authors: Cavaleiro, Rui
Santos-Rodrigues, Helena
Preto, Fábio Dionísio Malheiro
Keywords: Design de experiência
Espaços experimentais
Interação
Emoções
Experiência
Experience design
Experimental spaces
Interactivity
Emotions
Experience
Issue Date: 8-Jun-2016
Abstract: Se, antigamente, um projeto de design se caracterizava por um conjunto de linhas surpreendentes, geradoras de uma forma física, hoje o contexto vivido é completamente distinto. Atualmente, os designers procuram a excelência de uma experiência gratificante, guiados por paradigmas socioculturais, tecnológicos e económicos. Cada vez mais, o designer tem de pensar no desempenho sensorial de um objeto ou espaço. Uma vez que a projetação de experiências e emoções não é uma ciência exata, a presente investigação aborda a forma como o conceito design de experiência é vivido e orientado por diferentes ideologias, ao longo do tempo. Com o intuito de desenvolver um espaço experimental capaz de estimular sensorialmente o ser humano, num primeiro momento, é desenvolvida uma análise ao contexto vivido na Itália dos anos setenta e a forma como este se reflete no conceito design de experiência. Num segundo momento, é desenvolvida uma análise aos aspetos constituintes de um espaço, decompondo-o em diferentes elementos materiais e imateriais, examinando, assim, as ideologias levadas a cabo pelo design primário como possíveis diretrizes na criação de um espaço experimental. O homem, através dos sentidos, reconhece e explora o mundo, sendo necessário entender os mecanismos percetivos e sensoriais que o constituem. Num terceiro momento, é elaborada uma abordagem aos processos cognitivos e à perceção humana, especificando a forma como estes agem no seu meio envolvente. Sendo a emoção a ponte de ligação entre um processo do que é vivenciado até à ocorrência de uma experiência, num quinto momento é abordado e analisado o conceito de design emocional. As vivências e memórias passadas, variam de pessoa para pessoa, interferindo de forma direta no processo interpretativo dos estímulos sensoriais inerentes ao espaço e, consequentemente, afetando a emoção do utilizador e a sua experiência perante um produto. Uma pesquisa que pretende elaborar possíveis metodologias de abordagem à relação entre o homem e um espaço experimental, desenvolve-se num sexto momento, uma observação metodológica projetual, na criação de experiências, e como estas influenciam de forma direta o interesse do consumidor, proporcionando-lhe uma memorável experiência de compra. No entanto, o problema central no desenvolvimento de um projeto deste caráter, é a confusão entre o estamos a projetar e o que vai ser interpretado pelo utilizador, tornando o presente estudo, algo mais subjetivo do que objetivo e aberto a novos desenvolvimentos.
Few years ago, a design project was characterized by a set of surprised lines, generating a physical way, nowadays the living context is completely different. Today, designers are looking for excellence in a good experience, guided by socio-cultural, technological and economic paradigms. More and more, a designer has to think about the sensory performance of an object or space. Since the projectation of experiences and emotions is not an exact science, this research aproaches how the design concept of experience is lived and guided by different ideologies, throw the time. With the objective of develop an experimental space capable of stimulating sensory human being, firstly, it developed an analysis of the context lived in Italy in the 70’s and how this is reflected in the concept of experienced design. After that, it developed an analysis of the constituent aspects of a space, divide it in different material and immaterial elements, examining the ideologies carried out by the primary design as possible guidelines on the creation of an experimental space. The human beign, behind the senses, recognizes and explores the world, but it is necessary to understand the perceptive and sensorial mechanisms that made it. In the third place, is elaborated an approach about the cognitive processes and human perception, specifying how they act in the world surrounding us. Being the emotion the bridge between a process of what is experienced until the appearance of an experience, in a fifth moment is discussed and analyzed the concept of emotional design. The experiences and memories, are changed from person to person, interfering directly in the interpretive process of sensorial stimuli related with the space and, consequently, affecting the user's emotion and experience in front of a product. A research with the objective of prepare possible methodologies of approach to the relationship between man and an experimental space develops, in a sixth moment, a projectual methodological observation, creating experiences, and how they influence directly the consumer’s interest by giving him memorable shopping experience. However, the central problem in the development of a project of this nature is the mistake between what we are designing and what will be interpreted by the user, making this study, something more subjective than objective and opening to new developments.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1750
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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