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http://hdl.handle.net/20.500.11960/1750
Title: | O design como mecanismo produtor de experiências |
Authors: | Cavaleiro, Rui Santos-Rodrigues, Helena Preto, Fábio Dionísio Malheiro |
Keywords: | Design de experiência Espaços experimentais Interação Emoções Experiência Experience design Experimental spaces Interactivity Emotions Experience |
Issue Date: | 8-Jun-2016 |
Abstract: | Se, antigamente, um projeto de design se caracterizava por um conjunto de linhas
surpreendentes, geradoras de uma forma física, hoje o contexto vivido é completamente
distinto. Atualmente, os designers procuram a excelência de uma experiência
gratificante, guiados por paradigmas socioculturais, tecnológicos e económicos. Cada
vez mais, o designer tem de pensar no desempenho sensorial de um objeto ou espaço.
Uma vez que a projetação de experiências e emoções não é uma ciência exata, a
presente investigação aborda a forma como o conceito design de experiência é vivido e
orientado por diferentes ideologias, ao longo do tempo. Com o intuito de desenvolver
um espaço experimental capaz de estimular sensorialmente o ser humano, num
primeiro momento, é desenvolvida uma análise ao contexto vivido na Itália dos anos
setenta e a forma como este se reflete no conceito design de experiência. Num segundo
momento, é desenvolvida uma análise aos aspetos constituintes de um espaço,
decompondo-o em diferentes elementos materiais e imateriais, examinando, assim, as
ideologias levadas a cabo pelo design primário como possíveis diretrizes na criação de
um espaço experimental. O homem, através dos sentidos, reconhece e explora o
mundo, sendo necessário entender os mecanismos percetivos e sensoriais que o
constituem. Num terceiro momento, é elaborada uma abordagem aos processos
cognitivos e à perceção humana, especificando a forma como estes agem no seu meio
envolvente. Sendo a emoção a ponte de ligação entre um processo do que é vivenciado
até à ocorrência de uma experiência, num quinto momento é abordado e analisado o
conceito de design emocional. As vivências e memórias passadas, variam de pessoa
para pessoa, interferindo de forma direta no processo interpretativo dos estímulos
sensoriais inerentes ao espaço e, consequentemente, afetando a emoção do utilizador
e a sua experiência perante um produto. Uma pesquisa que pretende elaborar possíveis
metodologias de abordagem à relação entre o homem e um espaço experimental,
desenvolve-se num sexto momento, uma observação metodológica projetual, na criação
de experiências, e como estas influenciam de forma direta o interesse do consumidor,
proporcionando-lhe uma memorável experiência de compra. No entanto, o problema
central no desenvolvimento de um projeto deste caráter, é a confusão entre o estamos
a projetar e o que vai ser interpretado pelo utilizador, tornando o presente estudo, algo
mais subjetivo do que objetivo e aberto a novos desenvolvimentos. Few years ago, a design project was characterized by a set of surprised lines, generating a physical way, nowadays the living context is completely different. Today, designers are looking for excellence in a good experience, guided by socio-cultural, technological and economic paradigms. More and more, a designer has to think about the sensory performance of an object or space. Since the projectation of experiences and emotions is not an exact science, this research aproaches how the design concept of experience is lived and guided by different ideologies, throw the time. With the objective of develop an experimental space capable of stimulating sensory human being, firstly, it developed an analysis of the context lived in Italy in the 70’s and how this is reflected in the concept of experienced design. After that, it developed an analysis of the constituent aspects of a space, divide it in different material and immaterial elements, examining the ideologies carried out by the primary design as possible guidelines on the creation of an experimental space. The human beign, behind the senses, recognizes and explores the world, but it is necessary to understand the perceptive and sensorial mechanisms that made it. In the third place, is elaborated an approach about the cognitive processes and human perception, specifying how they act in the world surrounding us. Being the emotion the bridge between a process of what is experienced until the appearance of an experience, in a fifth moment is discussed and analyzed the concept of emotional design. The experiences and memories, are changed from person to person, interfering directly in the interpretive process of sensorial stimuli related with the space and, consequently, affecting the user's emotion and experience in front of a product. A research with the objective of prepare possible methodologies of approach to the relationship between man and an experimental space develops, in a sixth moment, a projectual methodological observation, creating experiences, and how they influence directly the consumer’s interest by giving him memorable shopping experience. However, the central problem in the development of a project of this nature is the mistake between what we are designing and what will be interpreted by the user, making this study, something more subjective than objective and opening to new developments. |
Description: | Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1750 |
Appears in Collections: | ESTG - Dissertações de mestrado |
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