Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1766
Title: Educar através do folclore promovendo a identidade e consciência histórico-cultural dos alunos: estudo no 1º ano do 1º CEB
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Torres, Mariana Jaco
Keywords: Folclore
Consciência cultural
Identidade
Folklore
Cultural consciousness
Identity
Issue Date: 9-Dec-2016
Abstract: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 1º ano de escolaridade no distrito de Viana do Castelo, ao longo de catorze semanas. O estudo surge através de um projeto educativo existente na instituição escolar, onde os alunos têm oportunidade de vivenciar experiências envolta do folclore. Tendo em conta que atualmente as crianças crescem envolvidas numa sociedade em constante evolução, muitos são os valores e contributos de tradições, nomeadamente o folclore, para a formação cultural de cada um. Assim, a investigação que incidiu em 17 alunos, teve como objetivo compreender o contributo que o folclore tem para a construção da identidade e consciência cultural de alunos do 1º ano de escolaridade. Para tal foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) Quais as conceções dos alunos relativamente ao folclore?; 2) Que contributo trouxe o presente projeto ao grupo de alunos?; 3) O folclore poderá contribuir para a formação da Identidade Cultural dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico? Assente no paradigma interpretativo e tendo por base o problema e respetivas questões de investigação, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa baseada numa perspetiva exploratória. A recolha de dados foi feita através de observação naturalista e participante, registos audiovisuais, questionários, entrevista e documentos dos alunos. Para se proceder à análise de dados foram definidas categorias e descritores que permitiram avaliar as conceções, o envolvimento e a formação cultural dos alunos. Os resultados desta investigação revelaram que o folclore, promove a compreensão da importância do património cultural, apropriando-se de tudo que lhe está inerente, e permite a construção da consciência e identidade histórico-cultural dos alunos. O papel de professora estagiária permitiu uma constante reflexão sobre todo o processo de intervenção, que proporcionou desenvolver diversificadas aptidões fundamentais na formação de professores.
This report was developed about of Supervised Teaching Practice II, of the Master's degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, a class of the 1st grade in Viana do Castlo district, to over fourteen weeks. The study comes from an existing educational project in school where students have to opportunity to have contact with Folklore and it cultural influence. Given that currently the children grow up involved in a constantly evolving society, many are the values and contributions of traditions in particular folklore for cultural formation of each. So research aimed at understanding the contribution that folklore has for the construction of identity and cultural awareness of students of the 1st grade. For this defined the following research questions: 1) What is the student's opinion about Folklore?; 2) What contribution brought this project to the group students?; 3) Folklore may contribute to the formation of the cultural identity of the students 1st cycle of basic education? Based on the interpretative paradigm and on the basis of the problem and the respective research questions, we chose a qualitative research methodology based on an exploratory perspective. Data collection was done through naturalistic and participating observation, from audio and video recordings, questionnaires, interviews and documents of the students. To make the analysis of the data, categories and descriptors were defined that allowed evaluating diverse aspects of the study. The results of this research revealed that the Folklore, promotes understanding of the importance of cultural heritage and allows the construction of consciousness and historical and cultural identity of the students. The role of trainee teacher allowed a constant reflection on the whole intervention process, which allowed to develop diversified fundamental skills in teacher training.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1766
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana_Torres.pdf2.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.