Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1779
Título: Preparação da empresa Qualidade+ para a certificação segundo a NP ISO 9001:2008
Autores: Alves, Rui
Araújo, M. Alberta
Correia, Susana Filomena Couto
Palavras-chave: Qualidade
Melhoria contínua
Satisfação do cliente
Processos ISO 9001:2008
Certificação
Quality
Continuous improvement
Customer satisfaction
Process ISO 9001:2008
Certification
Data: 23-Abr-2013
Resumo: As pessoas estão cada vez mais conscientes da Qualidade e esperam que os produtos, bens ou serviços adquiridos satisfaçam as mais altas exigências de qualidade. O objetivo comum a todas as empresas é fornecer soluções para as necessidades dos seus clientes, sendo que o sucesso resultará de fazê-lo de modo a satisfazer o cliente. Assumir o compromisso com a Qualidade é uma atitude vencedora da empresa, tornando-a mais competitiva e orientada para a melhoria contínua dos produtos/serviços e para a satisfação das exigências dos consumidores, em constante mudança. Este trabalho tem por objectivo a implementação de um sistema de gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001:2008 na empresa Qualidade+, para a sua posterior certificação. A adopção do Sistema de Gestão da Qualidade foi uma decisão estratégica e voluntária da organização. Para isso, foram definidos os processos da Qualidade+ e criados/adaptados vários documentos escritos (procedimentos, registos, manual da qualidade, matrizes de processos, etc.), tendo por referência os requisitos da norma ISO 9001:2008, onde constam os princípios gerais da sua implementação, tendo por base os processos definidos. A posterior certificação, foi considerada uma mais valia para a empresa, ou seja, foi pensada no sentido da melhoria da imagem, acesso a novos mercados, melhoria do desempenho operacional e uma nova cultura com a sensibilização e motivação dos colaboradores.
People are increasingly aware of and expect meet quality of products, and services purchased meet the highest requirements. The common goal of all businesses is to provide solutions to the needs of its customers, and that success will result from doing so in order to satisfy the customer. Commitment to Quality is a winning attitude from the company making it more competitive and oriented towards continuous improvement of products / services and to meet consumer demands, changing. This work paper aims at implementing a Quality Management System based on ISO 9001:2008 Quality + in the company, to its subsequent certification. The adoption of the Quality Management System was a strategic decision and voluntary organization. For this, the processes were defined Quality + and created / adapted several written documents (procedures, records, quality manual, procedures arrays, etc..), With reference to the requirements of ISO 9001:2008, which contains the general principles its implementation, based on defined processes. The subsequent certification, was considered an asset to the company, or was thought towards improving the image, access to new markets, improve operational performance and culture with a new awareness and motivation.
Descrição: Mestrado em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1779
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