Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1784
Title: A importância do design gráfico como meio de divulgação e comunicação em contexto comercial e empresarial
Authors: Vasconcelos, Maria Teresa
Vieira, Patrícia
Fernandes, Stephanie
Keywords: Design gráfico
Portal de negócios
Revista
Publicidade
Oportunidades
Graphic design
Business portal
Magazine
Advertising
Opportunities.
Issue Date: 18-Feb-2012
Abstract: O presente trabalho aborda a importância do Designer como elemento de comunicação no mundo empresarial, tendo como suporte a realização de um relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Design Integrado, na empresa ad8biz. Foram concretizados projectos que ainda estão em fase de introdução no mercado. Foram desenvolvidos diversos projectos, nos quais, se destacam a página Web ad8biz, a revista ad8biz e o Wesha. Estes projectos fazem parte de um todo, isto é, apesar de poderem ser utilizados de forma independente, estes fazem parte de um projecto integrado. Foram ainda desenvolvidas algumas apresentações, banners publicitários, flyers e logótipos, tudo para meios divulgativos, na área do design gráfico. Com este projecto integrado pretende-se evidenciar as influências do design gráfico na sociedade actual e determinar o peso relativo destes dois intervenientes no processo criativo e comunicacional no meio empresarial. O design gráfico assume, desde o seu aparecimento, um papel determinante no meio comunicacional. Tem vindo cada vez mais a ser utilizado como ferramenta essencial no meio empresarial para a promoção de produtos ou serviços. O ser humano sempre teve necessidade de comunicar com os seus semelhantes, o que o levou a recorrer a diversos meios, como, o desenho, a escrita, os símbolos e a cor. Conclui-se que o design gráfico constitui uma interface através da qual, imagens, textos, cores, símbolos transmitem uma determinada mensagem. Essa mensagem tem como objectivo cativar e chamar a atenção do consumidor, que progressivamente tem vindo a ser mais exigente. Para tal o design tem de saber responder às necessidades e desejos dos seus clientes, demonstrando com convicção, a qualidade e a eficiência dos produtos ou serviços que promove, tendo em conta o(s) seu(s) público(s)-alvo(s).
This paper discusses the role of designers as a communication element in business, based on a workplacement that take place in the ad8biz company. The projects that were implemented are still being introduced in the market. Several projects, in which stand out ad8biz Web page, the magazine ad8biz and Wesha were developed. These projects are part of a whole, although they can be used independently, they are part of an integrated project. Some presentations, banners, flyers and logos reported in the area of graphic design were also developed. With this integrated project aims to highlight the influences of graphic design in today's society and determine the relative weight of these two players in the creative and communication process in the business community. Graphic design assumes, from its origin, a role in the communication medium. It has increasingly being used as an essential tool in business to promote products or services. Human being have always had a need to communicate with their peers, which led him to use various means, including, drawing, writing, symbols and color. It is concluded that graphic design is an interface through which images, text, colors, symbols convey a particular message. This message is to engage and draw the attention of consumers, which has been progressively more demanding. For this design has to know the needs and desires of its customers, demonstrating with conviction, the quality and efficiency of the products or services that promote, taking into account (s) your (s) audience (s) target (s ).
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1784
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Stephanie_Fernandes.pdf13.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.