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Title: Trabalhos para casa no 1º Ciclo do Ensino Básico - Sim ou Não?
Authors: Silva, Raquel Beatriz Leitão de Sá Loureiro Ferreira da
Fernandes, Ana Raquel Carmo
Keywords: Trabalhos para casa
1º Ciclo do ensino básico
Alunos
Encarregados de educação
Homework
Primary school education
Children
Parents
Issue Date: 6-Dec-2016
Abstract: Este relatório constitui o culminar da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Inclui um estudo de investigação desenvolvido em contexto escolar no âmbito da referida unidade curricular, envolvendo uma turma de 18 alunos do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, na faixa etária dos 7-8 anos, bem como os respetivos encarregados de educação. A escolha do tema de investigação teve origem nas opiniões dos alunos em relação aos TPC – Trabalhos Para Casa, manifestadas espontaneamente ao longo da PES II através de verbalizações como “eu não quero trabalhos de casa porque fico sem tempo para brincar” ou “outra vez trabalhos de casa!”. Assim, e dada a falta de consenso em torno da necessidade dos TPC, do seu impacto nas aprendizagens dos alunos e na vida familiar, com destaque para o tempo disponível para brincar, considerou-se pertinente desenvolver um estudo com o objetivo principal de analisar as opiniões dos alunos e dos seus encarregados de educação sobre os TPC. Com base numa abordagem de natureza qualitativa e cariz descritivo, utilizou-se o questionário como método para a recolha de dados, aplicado quer aos alunos, quer aos seus encarregados de educação. Os resultados do estudo revelaram que a maioria dos alunos aceita os TPC, mas estes dados auto-reportados apresentam-se discordantes das observações realizadas na PES II, indicativas de que os alunos veem os TPC com desagrado, pelo que é possível concluir que não terão respondido às questões de acordo com o seu verdadeiro pensamento e sentimento. A maioria dos pais auxilia os seus filhos na realização dos TPC, sobretudo como forma de os acompanharem durante o seu trajeto escolar. Sobressai a necessidade de mais estudos que clarifiquem o papel dos TPC nas aprendizagens dos alunos, contribuindo assim para melhorar as práticas educativas por parte dos professores.
This report is the culmination of the curricular unit Supervised Teaching Practice II (PES II), part of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching at College of Education - Polytechnic Institute of Viana do Castelo. It includes a research study conducted in school setting as part of that curricular unit, involving a group of 18 students, aged 7 to 8 years, attending the 2nd grade of primary school, and their parents. The main reason for this research was the students’ opinion about the after school homework, spontaneously manifested along the PES II through expressions such as "I do not want homework because I won’t have time to play" or “homework again, no!”. Thus, given the lack of consensus on the need for homework, its impact on student’s learning and family life, especially in what concerns the time available to play, it was considered relevant to proceed with a study aimed to analyse students' and parents' opinions on homework. Based on a qualitative approach and a descriptive nature, questionnaires applied to both students and parents were used as method for data collection. The results revealed that the majority of students accepts homework, however this self-reported data is not in agreement with what was observed on PES II, suggesting that the students don’t like homework. Therefore, we might consider that they did not answer the questions according to their true thoughts and feelings. Most parents help their children with their homework, especially as a way to follow their school life. More research is needed to clarify the role of homework on students’ learning, allowing teachers to improve their educational practices.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1789
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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