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Title: A Integração de recursos educativos digitais no ensino da gramática
Authors: Melo, Daniela Medeiros
Advisor: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Keywords: RED;Ensino;Aprendizagem;Gramática;TPACK;Laboratório gramatical;RED;Teaching;Learning;Grammar;TPACK;Grammar lab
Issue Date: 24-Jan-2017
Abstract: O presente estudo desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A prática foi desenvolvida no 1º Ciclo, no distrito de Viana do Castelo, numa turma do 4º ano de escolaridade, ao longo de quinze semanas. Para tentar perceber qual a integração adequada dos recursos educativos digitais (RED) na aula de Português, no ensino da gramática, realizamos o estudo “A integração dos recursos educativos digitais no ensino da gramática”. No âmbito do estudo de investigação, consideramos que a integração adequada dos RED se revela uma mais-valia para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, o professor, detentor de um conjunto variado de conhecimentos, deverá estar a par das caraterísticas implícitas nos RED, para que possa, posteriormente, utilizá-los nas suas práticas pedagógicas, integrando-os coerentemente, de acordo com o contexto escolar. Face ao exposto, o estudo baseou-se numa metodologia de natureza qualitativa e interpretativa, numa dimensão exploratória, e estruturou-se em torno de duas etapas. A Etapa 1 constituiu-se numa análise detalhada das caraterísticas implícitas nos RED para o ensino da gramática da plataforma “20 Aula Digital” da editora LeYa Educação. A Etapa 2 teve como objetivo planificar uma sequência didática para o ensino da gramática com integração de RED, assente no quadro teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) concebido por Koehler, Mishra e Harris (2009), e na metodologia construtivista aplicada ao ensino da gramática, o laboratório gramatical (Duarte, 2008). Os resultados obtidos comprovaram que os RED respeitam algumas das caraterísticas ligada à parte técnica, porém, em termos pedagógicos, não se verifica o mesmo, fragilizando a sua qualidade. A sequência didática com a integração de RED revelou-se adequada e coerente, na medida em que o entusiasmo dos alunos na participação das atividades, a compreensão dos conteúdos e as aprendizagens aferidas permitiram-nos perceber a importância da interseção dos vários conhecimentos implícitos no TPACK e a ponderação dos mesmos na planificação com integração de RED.
The current study was developed in the scope of the Curricular Unit Supervised Teaching Practice II, part of the Masters Degree in Pre-School and Basic Education. The practice was developed on the 1st cycle, on a 4th grade class, for 15 weeks, in the administrative region of Viana do Castelo. To try to figure out the appropriate integration of Digital Educational Resources in a Portuguese language class, for Grammar teaching, we conceived the study “The integration of the digital educational resources in grammar teaching”. In the scope of the study we considered that the adequate integration of RED is an added value, or an asset, for the quality of the teaching and learning process. In this framework, the teacher, who holds a broad set of skills, should be aware of the implicit features of RED, so they can ultimately be used in his pedagogical practice, duly integrated according to the school context. In accordance with this purpose, this study was based on a qualitative and interpretative methodology, on a exploratory dimension; and was structurally organized on two stages. Stage I was based on a detailed analysis of the implicit features of RED for Grammar Teaching on Plattform “20 Aula Digital”, by publisher LeYa Educação. Stage 2 aimed at planning a didactic sequence for Grammar teaching with integration of RED, based on the theoretical framework “Technological Pedagogical Content Knowledge” (TPACK) by Koehler, Mishra and Harris (2009); and on the constructivist methodology applied for Grammar teaching, the grammar lab (Duarte, 2008). Results from Stage 1 prove that RED do respect some features connected with the technical part. Yet, pedagogically, this is not shown and that which compromises its quality. The didactic sequence with RED integration appeared adequate and consistent, because students' enthusiasm about participating in the activities, the understanding of the contents and the benchmarked learnings allowed us to understand the importance of the intersection of the different knowledges of TPACK and its weighting for planning with RED integration.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1790
Appears in Collections:FPEB - Dissertações de Mestrado

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