Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1791
Title: Os Provérbios como recurso cultural e educativo : Projeto oficinal no 1º ciclo do ensino básico
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Rodrigues, Sara Daniela Valinhas
Keywords: Provérbios
Competências
Transversalidade
Família
Educação
Proverbs
Competences
Transversality
Family
Education
Issue Date: 18-Jul-2016
Abstract: O presente relatório retrata um trabalho de investigação decorreu numa turma do 2º ano de escolaridade, com 22 alunos, numa escola do concelho de Viana do Castelo, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionado II (PES II), durante o período referente ao terceiro semestre do plano curricular do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Um trabalho que se carateriza pela sua inovação no quadro dos estudos na área da educação, mais ligado ao Estudo do Meio Social, e pela exposição do carácter cultural e educativo dos provérbios. O estudo teve como objetivo compreender de que forma os provérbios podiam ser um apoio na aprendizagem de competências transversais às diversas áreas de aprendizagem. Por forma a orientar o problema, foram estipuladas as seguintes questões orientadoras: 1) Serão os provérbios um bom meio de transmissão de competências transversais às diversas áreas de aprendizagem? 1.1) Podemos considerar o provérbio um bom recurso de apoio à aprendizagem de competências sociais? 2) Qual o papel da família na aprendizagem e compreensão de provérbios? Adotou-se para a realização deste trabalho de investigação uma metodologia qualitativa. Executando um estudo exploratório e recorrendo à técnica metodológica de Isabel Barca, aula-oficina. A recolha de dados centrou-se na observação naturalista e participante, efetuando registos audiovisuais, recolhendo documentos dos alunos e realizando questionários. Após uma análise descritiva dos dados, foi possível concluir que os provérbios favorecem a aprendizagem de competências transversais e sociais. E que a família tem um papel fundamental nesta aprendizagem, embora não faça uso desse mesmo potencial. Numa postura mais reflexiva, faz-se em última instância, uma retrospetiva de todo o percurso académico na PES I e II, contemplando as aprendizagens didáticas alcançadas e as experiências mais significativas.
The present report describes a research work which took place in a class of the 2nd year of schooling, with 22 students at a school in the municipality of Viana do Castelo, in the framework of the curricular unit of Practical Supervised Teaching II (SEP II), during the period for the third semester of the curriculum of the Master course in Pre-school Education and Education of the 1ºCiclo of Basic Education. A work that stands out for its innovation in the framework of studies in the area of education, the more connected to the Study of the Social Environment, and by exposing the cultural and educational of the proverbs. The study aimed to understand how the proverbs could be a support in the learning of transversal competences in the different areas of learning. To guide the problem, have been laid on the following issues guidelines: 1) Will be the proverbs a good means of transmission of transversal competences in the different areas of learning? 1.1) we Can consider the proverb a good resource to support learning of social skills? 2) What is the role of the family in the learning and understanding of proverbs? Adopted for the realization of this research a qualitative methodology. Running a study is exploratory, and by using the technical methodology of Isabel Barca, lecture-workshop. The data collection has focused on observation of naturalistic and participant, making audiovisual recordings, collecting documents from students, and conducting questionnaires. After a descriptive analysis of the data, it was possible to conclude that proverbs encourage the learning of transversal competences and social. And that the family has a fundamental role in this learning, although it does not make use of that potential. In a posture more reflective, is in the last instance, a review of all the academic route in SEP I and II, covering the learning, teaching met, and the experiences more meaningful.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1791
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara_Rodrigues.pdf11.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.