Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1796
Title: Os Saberes dos avós na Educação Pré-Escolar: Que contributos?
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Silva, Paula Alexandra da
Keywords: Educação pré-escolar
Preschool education
Issue Date: 7-Sep-2016
Abstract: O presente relatório, faz parte da componente da unidade curricular de Prática Pedagógica II (PES II) referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem como título, “Os saberes dos avós na Educação Pré-Escolar: que contributos?”, insere-se na área de Conhecimento do Mundo. Ao longo dos diferentes capítulos, realizamos uma abordagem qualitativa dos dados obtidos, estes fazem parte de um leque de atividades realizadas no âmbito desta temática. Encontra-se estruturado em diferentes partes. O primeiro capítulo centra-se na caraterização do contexto educativo, tanto a nível geográfico, socioeconómico e cultural, como do Jardim-de- Infância, onde se insere a amostra de crianças em estudo. Esta amostra tratou-se de um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. O segundo capítulo trata-se da Orientação para o Problema Investigativo, aqui explicamos como surgiu o estudo e forma como foi conduzido o nosso projeto. O terceiro capítulo, trata-se da Revisão da Literatura, é feita uma análise da importância do vínculo entre avós e netos, assim como a importância da triangulação entre Jardim-de-Infância, Família e a Criança, tendo como figura central a criança. O quarto capítulo, centra-se na metodologia aplicada ao longo deste projeto, nomeadamente a metodologia qualitativa, assim como os instrumentos utilizados para a recolha de dados. No quinto capítulo, estão discriminadas as implementações realizadas durante o projeto, bem como as atividades desenvolvidas e a sua análise de dados. Por conseguinte, contamos ainda com a análise de dados, referentes aos questionários realizados a pais e avós e a entrevista sobre a temática realizada a uma educadora cooperante da ESEVC.
Master Degree in Preschool Education, and its titled “ The knowledge of grandparents in Preschool Education: what contributions?”, is part of the World Knowledge area. Throughout the different chapters, we conducted a qualitative approach to the data, these are part of a range of activities carried out under this theme. Its divided into different parts. The first chapter focuses on the characterization of the educational context, both the geographic, socioeconomic and cultural level as the kindergarten, which includes the sample of children studied, This sample it is a group of children between four and six years. The second chapter, consists of the Orientation for the investigative problem, here we explain how the study emerge and how our project was conducted. The third chapter, it is the Literature Review, an analysis of the importance of the bond between grandparents and grandchildren, as well as the importance of triangulation between Kindergarten, Family and the Child, keeping the child as the main figure. The fourth chapter focuses on the methodology applied throughout this project, namely the qualitative methodology, as well as the instruments used for data collection. Consequently, we also analyzed data relating to the questionnaires made, the interview on the subject held to a cooperative educator of ESEVC.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1796
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula_Silva.pdf10.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.