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Title: Resolução e formulação de problemas: desenvolvendo o sentido do número com alunos do 2º ano
Authors: Fonseca, Lina Maria Dias da
Peixoto, Cláudia Laranjeira
Keywords: Resolução de problemas
Formulação de problemas
Sentido de número
Comunicação
Problems solving
Formulation problems
Number sense
Communication
Issue Date: 5-Feb-2016
Abstract: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. O estudo realizou-se numa escola básica do concelho de Viana do Castelo, numa turma do 2º ano do 1º ciclo. O principal objetivo do estudo visou desenvolver a capacidade de resolução e formulação de problemas de alunos do 2º ano do 1º CEB, desenvolvendo o sentido de número. Deste modo, o meio escolhido para o concretizar foi o uso de tarefas que foram apresentadas aos alunos como desafios matemáticos. Para orientar da melhor forma o estudo colocaram-se as seguintes questões: (i) Que estratégias utilizam os alunos na resolução e formulação de problemas?; (ii) Que dificuldades apresentam na resolução e formulação de problemas? E no sentido de número?; (iii) Houve melhorias no sentido de número e resolução de problemas depois da resolução dos desafios matemáticos? Para este estudo seguiu-se uma abordagem através do paradigma interpretativo, optando-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, recorrendo ao método descritivo interpretativo. A observação, as tarefas matemáticas, as notas de campo e o recurso a questionário aos alunos e à professora cooperante foram as técnicas de recolha de dados utilizadas. Com este estudo pode se concluir que as tarefas permitiram uma evolução e melhoria tanto quanto à resolução de problemas como no sentido de número, e demonstraram que a formulação de problemas, é uma ótima ferramenta para proporcionar um papel mais ativo dos alunos na aprendizagem, levando-os a refletir sobre a construção de um problema e realçando a importância da leitura atenta, interpretação e compreensão dos enunciados dos problemas, levando à melhoria na resolução dos mesmos. Por fim, todas as experiências vivenciadas na PES I e PES II permitiram um grande enriquecimento da minha formação como futura educadora e professora.
This report was completed in the context of the Supervised Teaching Practice II (PES II), the Master in Pre-School Education and the 1st cycle of Basic Education. The study took place in a primary school in the municipality of Viana do Castelo, in 2nd grade class of the 1st cycle. The main objective of the study aimed to develop the capacity of resolution and formulation of problems of 2nd class students from 1st cycle of Basic Education developing number sense. This way, the means chosen to achieve was the use of problems that were presented to students as mathematical challenges. To guide the most out of even put up the following issues: (i) What strategies students use in solving and formulation problems?; (ii) What difficulties have in solving and problem formulation? And in order number?; (iii) There have been improvements in the number sense and problem solving after solving mathematical challenges? For this study we follow an approach through the interpretative paradigm, we chose a qualitative research methodology, using the interpretive descriptive method. The observation, mathematical tasks, field notes and the use of questionnary to students and the teacher were cooperative data collection techniques used. With this study it can be concluded that the tasks allowed an evolution and improvement as far as the resolution of problems as in number sense, and demonstrated that the formulation of problems is a great tool, It is a great tool for a more active role of students in learning , leading them to reflect on the construction of a problem and highlighting the importance of close reading, interpretation and understanding of statements of the problems, leading to improvement in solving them. Finally, all experiences in the PES I and PES II allowed a great enrichment of my training as a future educator and teacher.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1797
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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