Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1806
Title: Viagem no barro até ao mundo da selva
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Maranhão, Sílvia Maria Carvalho
Keywords: Educação pré-escolar
Expressão plástica
Modelagem
Pre-school education
Artistic expression
Modeling
Issue Date: 9-May-2016
Abstract: O relatório aqui apresentado desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, unidade curricular pertencente ao Mestre em Educação Pré-Escolar, ministrado pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Este trabalho de projeto de natureza qualitativa pretende estudar, no terreno prático, a importância da modelagem em barro para o estímulo, interesse e motivação das crianças em idade pré-escolar na aquisição de aprendizagens significativas nas diferentes áreas e domínios do saber. A escolha da temática que fundamentou este projeto teve por base as necessidades diagnosticadas durante a unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada I, a qual decorreu no mesmo contexto onde o projeto foi implementado. Assim, tento por base a observação direta, verificaram-se alguns indicadores de ausência de atividades programadas e momentos livres, relacionados com o contacto físico das crianças com a terra ou com qualquer outro material argiloso, bem como a ausência de práticas educativas no âmbito da modelagem, aliando estas duas premissas, considerou-se benéfico desenvolver um projeto no domínio da Expressão Plástica, mais especificamente na modelagem em material argiloso, nomeadamente o barro. A proposta pedagógica delineada para o trabalho de projeto desenvolveu-se numa sequência de dez atividades focadas em situações, que de forma direta ou indireta envolvem a modelagem, as tarefas tiveram como referências, experiências, aprendizagem integradoras e a evolução que o grupo apresentou no decorrer do projeto. Através da análise de dados foi possível verificar que o trabalho de projeto desenvolvido contribuiu para o desenvolvimento significativo do grupo de participantes, ao nível psico-motor, cognitivo, comunicativo e afetivo em diferentes áreas do saber. A recolha dos dados empíricos ocorreu num jardim de infância pertence à rede de ensino público, localizado concelho de Viana do Castelo, e envolveu 18 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, que frequentam a mesma sala de atividades.
This report has been developed as part of a case study for Prática de Ensino Supervisionada II for Pre-school Education Mater entry provided by the Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Teacher Training Institute). The scoring of this project, was based on practical case study which analysed young children behaviours, interests and motivations during modelling activities at the pre-school stage and their evolution in different areas of learning and understanding. The project was based on a previous dissertation made during the Prática de Ensino Supervisionada I where our observations concluded there were a lack of programmed manual activities that involved manual handling soil, clay or any other material to form figures or objects. The pedagogical project was outlined and developed in a sequence of ten activities directly and indirectly focused on clay modelling tasks and challenges based on references, experience and evolution suggested by the project group. The data analysed during the period, demonstrated a significant psycho-motor, cognitive and communicative improvement in different areas of awareness. The data was collected from children at pre-primary public school in Portugal involving 18 children with the age between 4 and 5 year old attending the same classroom.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1806
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvia_Maranhao.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.