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Title: Cantinho das ciências : Temática da luz e cor
Authors: Lomar, Marta Rafaela Pinheiro
Advisor: Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida
Keywords: Educação pré-escolar;Cantinho das ciências;Atividades do tipo POER;Aprendizagem das ciências;Luz e cor;Preschool education;Corner of science;POER type activities;Learning science;Light and colour
Issue Date: 20-Jul-2016
Abstract: O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e contempla três partes distintas correspondentes à caraterização do contexto educativo, a um estudo com enfoque na criação do cantinho das ciências e por fim uma reflexão final sobre toda a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto pré-escolar. A prática de Ensino Supervisionada desenvolveu-se num Jardim-de-Infância do concelho de Viana do Castelo da rede pública. Neste contexto foi desenvolvido um estudo no âmbito das ciências. O estudo referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação “Qual o contributo do cantinho das ciências na aprendizagem de conceitos relacionados com a temática da luz e cor, abordados em contexto pré-escolar com crianças dos 3 aos 6 anos?”. Para a sua concretização optou-se por um paradigma interpretativo, apoiado numa metodologia qualitativa e num desenho de estudo de caso, recorrendo-se a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados. Como participantes envolveu 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Ao longo do estudo foram desenvolvidas cinco atividades em torno de temáticas de luz e cor desenvolvidas em pequeno grupo e em contexto de cantinho das ciências. Os resultados deste estudo indicam que as crianças evidenciaram as suas ideias prévias, manifestando as suas opiniões, reveladoras de conhecimentos sobre os diferentes conceitos a serem explorados. A exploração de atividades práticas do tipo POER, relacionadas com a temática da luz e cor, revelaram-se pertinentes, constatando-se que a maioria das crianças conseguiu ampliar as suas aprendizagens. A criação do cantinho das ciências, apetrechado com diferentes atividades e materiais do uso comum, revelou-se uma mais-valia para uma nova exploração das atividades práticas de forma autónoma, bem como, na consolidação das aprendizagens das crianças. Potenciou de igual modo uma maior proximidade entre as crianças, uma vez que em vários momentos de áreas se dirigiram para o cantinho em pares.
This report was developed within the subject “Prática de Ensino Supervisionada II” (PES) in the Preschool Education Master. It comprises three different parts: the characterization of the educational context, a study focusing on the creation of the corner of science and, lastly, a final reflection on the entire teaching supervised practice developed in preschool context. The practice of Supervised Education was developed in a public kindergarten in the Municipality of Viana do Castelo. In this context, it was developed a study about science. This work was developed around the research question "What is the contribution of a science corner in learning concepts related to the theme of light and color, worked in preschool context with children from 3 to 6 years old?”. For its implementation we chose an interpretative paradigm, supported by a qualitative methodology and a case study, using different techniques and data collection tools. This study involved 20 children between 3 and 6 years old. Throughout this work, five activities were developed around themes of light and color in small groups and supported by the corner of science. The results show that children exposed their previous ideas, expressing their opinions, revealing knowledge about the different explored concepts. The exploration of practical activities such as “POER” type, related to the theme of light and color, proved to be relevant, noticing that most children managed to extend their learning. The creation of the corner of science, prepared with different activities and with common use materials, proved to be an asset for a new exploration of the practical activities autonomously, as well as in the consolidation of children learning. It equally maximized a greater proximity between children because several times children went to the corner in pairs.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1810
Appears in Collections:FEI - Dissertações de Mestrado

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