Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1815
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlves, João Miguel Ferreira Moura-
dc.contributor.authorCarvalho, Jorge Felgueiras de-
dc.date.accessioned2017-03-28T13:42:05Z-
dc.date.available2017-03-28T13:42:05Z-
dc.date.issued2016-08-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1815-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractNuma sociedade cada vez mais globalizada e a atravessar desafios constantes na área do ambiente, é desejável que o currículo que os alunos desenvolvem na escola englobe temáticas que contribuam para uma efetiva educação ambiental. Para implementar este estudo, a metodologia seguida baseou-se na investigação-ação, centrada nas práticas da Educação Artística do 2º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolveu-se numa turma do 6º ano de escolaridade, no Colégio do Minho, do concelho de Viana do Castelo, com a participação do professor/ investigador e de um professor colaborante. Os resultados desta investigação sugerem que, o recurso à técnica do “aprender fazendo”, contribui significativamente como ferramenta cognitiva para aquisição e mobilização de conceitos e um conhecimento mais profundo dos alunos sobre formas de preservação ambiental. No balanço das atividades observou-se nos alunos uma maior preocupação e responsabilidade com a temática do ambiente abrindo, dessa forma, perspetiva de uma alteração de comportamentos podendo através de gestos simples contribuir para uma maior sustentabilidade ambiental.pt_PT
dc.description.abstractIn an increasingly globalized society, and through constant challenges in the area of environment, it is desirable that the curriculum that students develop in school encompasses themes that contribute to effective environmental education. To implement this study, the methodology used was based on action-research, and was centered on artistic education practices in the 2nd cycle of basic education. Developed a class of 6th grade, the College of Minho, in the municipality of Viana do Castelo, with the participation of the teacher/ researcher and a collaborating teacher. The results of this investigation suggest that the use of the technique of "learning by doing", contributes significantly student as a cognitive tool for the acquisition of concepts and a deeper knowledge of the students on ways After the activities we observed a greater environment concern and responsability, in students, leading to a prospect of a change in behavior that, through simple gestures can contribute to greater environmental sustainability.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectArtistic educationpt_PT
dc.subjectEnvironmental educationpt_PT
dc.titleA Educação artística na escola: Projeto de educação ambientalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Artísticapt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineArtes e Humanidadespt_PT
dc.identifier.tid201667550pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jorge_Carvalho.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.