Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1818
Title: Diferenças culturais entre as comunidades cigana e maioritária : Estudo com grupo de crianças de uma escola do 1º CEB em Viana do Castelo
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Neiva, Andreia Christina Moreira
Keywords: Comunidade maioritária
Comunidade cigana
Cultura
Escola inclusiva
Interculturalidade
Major community
Gipsy community
Culture
Inclusive school
Issue Date: 2-Dec-2016
Abstract: No âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada II, referente ao Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório. A prática foi desenvolvida ao longo de catorze semanas, numa turma de 1º Ciclo, mais concretamente, numa turma de 3º e 4º anos, de 8 alunos. Neste documento, está presente uma divisão em três partes, em que a primeira diz respeito à contextualização e intervenção realizada ao longo da prática educativa, a segunda diz respeito ao projeto de investigação realizado e a terceira à reflexão final das práticas de ensino supervisionadas I e II. O projeto de investigação, realizado na área do meio social, procurou estudar as possíveis diferenças culturais entre a comunidade maioritária em Portugal e a comunidade cigana. Para isso foram definidas as seguintes questões de investigação: 1- As comunidades partilham as mesmas tradições, costumes e passatempos, ou diferem entre si?; 2- As perceções acerca da escola são partilhadas entre comunidades?. Para responder as estas questões optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, com design de estudo de caso. Para a recolha de dados, foram utilizadas entrevistas, registos audiovisuais e observações participativas. Para além disso, também foram realizadas atividades específicas, de desenho, de produção de texto e de grupo. Para a análise dos dados foi realizada a análise de conteúdo com categorização dos dados. A análise dos resultados do estudo permitiu verificar a existência de diferenças entre as duas culturas em estudo, principalmente aos níveis da língua, da escola, das tradições natalícias, da religião e do casamento. As conclusões do estudo levam a verificar a necessidade de criação de medidas interculturais e inclusivas, de forma a que haja um maior conhecimento, aceitação e partilha entre as duas comunidades.
In the curricular unit of Supervised Teaching Practice, referring to the Master Degree in Preschool and Primary Education we have made the present study. The teaching practice occurred during 14 weeks in the same class of primary teaching (class of 3rd and 4Th year with 8 students). We divided the document in three parts: the first concerns to the context of teaching intervention; the second to the research project and the third to the final reflection of the teaching practices I and II. This project was designed and developed in the scientific area of social environment (social studies), trying to percept and analyse cultural differences between the major community and the gipsy community in an urban context in Portugal: Viana do Castelo. To develop this project we have defined the following research questions: 1. The communities share the same traditions and hobbies? 2. The perceptions about the school are shared by communities? To answer to those questions we have adopted a qualitative research methodology, following a case-study. To collect data from the activities we have used interviews, audiovisual records and participative observations. Apart from that, we have developed specific activities. The data analysis was made from categorical procedures. With this study it was possible to understand the two cultures in study, mainly language, school, Christmas traditions and marriage and religion. The conclusions presented sugest the importance of intercultural and inclusive measures, to promote acceptance and sharing between communities.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1818
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia_Neiva.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.