Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1820
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTrabulo, Francisco Manuel de Almeida-
dc.contributor.authorPenalva, Cátia Brígida Pinto de Carvalho-
dc.date.accessioned2017-03-29T11:55:13Z-
dc.date.available2017-03-29T11:55:13Z-
dc.date.issued2016-07-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1820-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractNuma sociedade global cada vez mais competitiva em que aos avanços tecnológicos se dão a um nível frenético, acredita-se que a escola, para alcançar os objetivos e metas educacionais a que se propõe, tenha que adaptar as metodologias de ensino aprendizagem tornando-as apelativas para as crianças. A leitura e a escrita são competências elementares a adquirir pelas crianças no ensino básico, assim como o desenvolvimento da criatividade é essencial para que as crianças desenvolvam uma consciência crítica e ativa das suas aprendizagens. Nesse contexto, promover o gosto pela leitura e escrita de uma forma criativa, apelando também ao desenvolvimento da criatividade das crianças, tornou-se o desejo inerente à construção deste estudo investigativo. A presente dissertação expõe um trabalho investigativo no âmbito da promoção da criatividade e do gosto pela leitura e escrita, construído nos moldes de uma oficina de escrita criativa - aplicando metodologias de estudo e práticas da poesia concreta e experimental - em contexto escolar, nomeadamente, em três turmas do 1º ciclo do ensino básico (2º, 3º e 4º anos de escolaridade), pertencentes ao Centro Escolar de Vila Cova. O tipo de metodologia utilizado foi a investigação-ação. A investigação neste campo recorre a diversos instrumentos de recolha de dados, privilegiando questionários e entrevistas. Verificou-se, através dos resultados obtidos, que a oficina de escrita implementada contribui para promover o desenvolvimento criativo das crianças em estudo, assim como o seu gosto pela leitura e escrita. Neste sentido, este estudo parece ser uma proposta válida, capaz de servir de exemplo de boas práticas de ensino fomentadoras da criatividade e promotoras da escrita e leitura nas crianças do ensino básico.pt_PT
dc.description.abstractIn an increasingly competitive global society in which the technological advances occur at a frenetic level , it is believed that the school to achieve the educational goals and objectives that are proposed , has to adapt teaching methodologies learning making them appealing for children. Reading and writing are basic skills to be acquired by children in primary education, and the development of creativity is essential for children to develop a critical and active awareness of their learning. In this context, promote a love of reading and writing in a creative way, also calls for the development of creativity of children, became the desire inherent in the construction of this investigative study. This dissertation presents a investigative work in the context of promoting creativity and the love of reading and writing, built along the lines of a creative writing workshop - applying methodologies of study and practice of concrete and experimental poetry - in schools, in particular, three classes of the 1st cycle of basic education (2nd, 3rd and 4th years of schooling), belonging to the school Centre Vila Cova. The type of methodology used was research - action. Research in this field use of several instruments for data collection, focusing on questionnaires and interviews. It was verified by the results obtained, the writing workshop implemented contributes to promoting the creative development of children in the study, as well as their love of reading and writing. Thus, this study seems to be a valid proposal, able to serve as an example of good practice in teaching fomenting creativity and promoters of reading and writing in primary school children.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectEscrita e leiturapt_PT
dc.subjectEscrita criativapt_PT
dc.subjectPoesia concreta/experimentalpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectWriting and readingpt_PT
dc.subjectCreative writingpt_PT
dc.subjectConcrete poetry/experimentalpt_PT
dc.titleContributos da escrita criativa na fomentação da criatividade e no gosto pela escrita e leitura: Uma investigação-ação no 1º CEBpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Artísticapt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineArtes e Humanidadespt_PT
dc.identifier.tid201668009pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catia_Penalva.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.