Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1827
Title: O design de um novo produto de desenvolvimento de uma marca de cozinhas : o caso Dorf
Authors: Costa, João Davide Taveira
Advisor: Soares, Liliana
Gomes, Eduarda
Keywords: Design primário;Design e materiais;Produto semi-industrial;Desenvolvimento de um novo produto;Primary design;Design and materials;Semi-industrial product;Development of a new product
Issue Date: 9-Feb-2017
Abstract: O presente estudo é importante para a investigação em design, no sentido que contribui para a implementação da marca de cozinhas, DORF, recentemente criada por uma empresa do setor de construção civil, a Costa & Sá. O contributo desta investigação reflete-se no desenvolvimento de um projeto piloto de um sistema de produto para a marca DORF. Trata-se de um projeto de caráter experimental, fundamentado com o “design primário” (Branzi, 1983), com o projeto e material, e com o Design como veiculador de conexões que são sinónimo de criatividade, sendo um módulo configurável, constituído por placas capazes de serem substituídas conforme necessidade, fortalecendo a pattern “superfície” do modelo. Assim, no seguimento deste estudo, foi utilizado um processo de experimentação que consistiu na inclusão de vários materiais distintos que pudessem ser parte integrante das placas a desenvolver. A investigação divide-se em seis partes: a primeira parte afirma a importância do desenvolvimento deste tipo de projetos, e está fundamentada com base nos conceitos de “Design Primário” (Clino Trini Castelli, 1996), “Meta Projeto” (Soares, 2012) e “Cultura Semi-Industrial” (Eco, 1990). Na segunda parte é abordada a temática semi-industrial, como é o caso da interação entre o artesanato vs. design. Nomeadamente, é feita a descrição do processo colaborativo entre ambos através do cruzamento de técnicas industriais (corte em CNC) e técnicas artesanais (entalhamento). Seguidamente, a terceira parte foca o briefing com as entidades responsáveis, delineando uma série de objetivos para a marca Dorf. A quarta parte refere-se ao momento de experimentação material. Nesta fase foram feitos testes laboratoriais que consistiram na combinação de materiais, acabamentos, e testes com agentes químicos. Este momento define as hipóteses satisfatórias para a elaboração do primeiro protótipo. A quinta parte, baseou-se numa metodologia de Design by Drawing (J.C. Jones, 1992) onde foram feitos os primeiros desenhos (esquiço e 3D) do módulo. Esta parte foi ainda caracterizada pelo feedback entre designer e empresa. Finalmente, a sexta parte consiste na materialização do protótipo final, que envolveu uma rede de empresas que colaboraram de forma produtiva no processo de concepção e desenvolvimento do produto. Assim, espera-se que este estudo possa provar a importância do design enquanto driver essencial no enriquecimento de culturas e estratégias empresariais, bem como a importância em cruzar vários conhecimentos (que é conseguido através de uma rede de empresas e parceiros). Por fim, pretende-se aproximar a cultura do design com a cultura do artesanato, que se tornam inevitáveis na elaboração de um produto deste tipo.
The present study is important for design research, in the sense that it contributes to the implementation of the brand of kitchens, DORF, recently created by a construction company, Costa & Sá. The contribution of this research is reflected in the development of a pilot project of a product system for the DORF brand. It is an experimental project, based on the "primary design" (Branzi, 1983), with the design and material, and with Design as a link provider that is synonymous with creativity, being a configurable module, constituted by Plates capable of being replaced as required, strengthening the pattern "surface" of the model. Thus, following this study, we used a process of experimentation that consisted in the inclusion of several different materials that could be an integral part of the plates to be developed. The investigation is divided into six parts: the first part affirms the importance of the development of this type of project, and is based on the concepts of "Primary Design" (Clino Trini Castelli, 1996), "Meta Project" (Soares, 2012) and "Semi-Industrial Culture" ( Eco, 1990). In the second part the semi-industrial theme is approached, as is the case of the interaction between the craftsmanship vs. Design. In particular, the description of the collaborative process between the two is made through the crossing of industrial techniques (CNC cutting) and craft techniques (carving). Then the third part focuses on the briefing with the responsible entities, outlining a series of objectives for the Dorf brand. The fourth part refers to the moment of material experimentation. At this stage laboratory tests were done that consisted of the combination of materials, finishings, and tests with chemical agents. This moment defines the satisfactory hypotheses for the elaboration of the first prototype. The fifth part was based on a methodology by Design by Drawing (J.C. Jones, 1992) where the first drawings (skipping and 3D) of the module were made. This part was still characterized by the feedback between designer and company. Finally, the sixth part consists of the materialization of the final prototype, which involved a network of companies that collaborated productively in the product design and development process. Thus, it is hoped that this study will prove the importance of design as an essential driver in enriching cultures and business strategies, as well as the importance of crosslearning (which is achieved through a network of companies and partners). Finally, we intend to bring the culture of design closer to the culture of handicrafts, which become inevitable in the elaboration of such a product.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1827
Appears in Collections:DES - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joao_Costa.pdf124.53 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.