Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Ricardo Jorge Franco-
dc.contributor.authorPaço, Ana Marta Rego do-
dc.date.accessioned2017-04-03T11:56:31Z-
dc.date.available2017-04-03T11:56:31Z-
dc.date.issued2016-02-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1830-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractA Expressão e Educação Físico-Motora tem vindo a perder “terreno” no calendário escolar e é na escola que a maioria dos alunos tem a oportunidade de entrar em contacto com o exercício físico. A concretização deste relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), pela curiosidade de perceber qual a importância que as crianças de 1º Ciclo atribuem à Educação Físico-Motora. Para a participação neste estudo foram selecionadas 20 crianças, divididas por género e idade. A investigação foi desenvolvida tendo por base uma metodologia de caráter qualitativo (entrevista) e recorrendo à técnica focus group. O estudo evidencia que independentemente da faixa etária e do género, as crianças avaliadas têm, no geral, uma boa perceção do que é a Educação Físico-Motora, e conseguem facilmente identificar os benefícios da prática desportiva. Ainda se percebe que de todos os entrevistados que não praticam exercício físico fora do contexto escolar mostraram vontade de fazê-lo.pt_PT
dc.description.abstractThe Motor Physical Education has been losing "terrain" in the school calendar and it is at school that many of the students have an opportunity to get in touch with physical exercise. This report was developed under the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (STP II), due to the curiosity to understand the perception that 1st Cycle children attribute to Motor Physical Education. Twenty children were selected to participate in this study, divided by gender and age. The research was developed based on a qualitative methodology (interview) and using the focus group technique. The study shows that regardless of age and gender, evaluated children have a good perception of what is the Motor Physical Education, and can easily identify the benefits of sports practice and also of all respondents who do not exercise outside of school showed willingness to do so.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_PT
dc.subjectEducação físico-motorapt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectMotor developmentpt_PT
dc.subjectPhysical education motorpt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.titleA Expressão e Educação Físico-Motora na perspetiva de alunos do 1º e 4º ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid201676222pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Paco.pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.