Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Gonçalo Nuno Ramos Maia-
dc.contributor.authorCosta, Cláudia Sofia Morais da-
dc.date.accessioned2017-04-12T11:29:49Z-
dc.date.available2017-04-12T11:29:49Z-
dc.date.issued2012-05-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1838-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório Final intitulado “Pensar a diversidade étnico-cultural a partir do Jardim de Infância” foi desenvolvido no âmbito do Mestrado que habilita a autora para a docência conjunta na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Este relatório apresenta todo um percurso e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada I e II, na qual a candidata desenvolveu o seu estágio. Contudo, o enfoque principal do presente projeto concerne num pequeno estudo de investigação, desenvolvido especificamente na PES II e da qual resulta o referido título. O estudo insere-se na área da Formação Pessoal e Social, focado na problemática “Educação para a diversidade”, desenvolvido especificamente com 14 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos, do Jardim de Infância onde a candidata realizou o seu estágio durante um semestre. O mesmo encontra-se estruturado em quatro Capítulos para uma melhor compreensão. Neste sentido, no Capítulo I é dado a conhecer o Enquadramento da PES II, especificando o contexto e grupo em que foi desenvolvido o presente estudo, no Pré- Escolar. No Capítulo II são expostas planificações desenvolvidas e orientadas para o estudo de investigação, ou seja atividades que orientaram para a temática e que foram fundamentais para a aprendizagem dos conceitos inerentes à mesma. A problemática; metodologia utilizada durante todo o processo do estudo de investigação; a apresentação e análise de dados face ao enunciado estudo, bem como a perspetiva de alguns investigadores face à temática no desenvolvimento social da criança e a importância do papel da escola e educador/professor neste processo encontra-se explanada no Capítulo III. Ainda neste capítulo são apresentadas as conclusões finais face ao estudo realizado e seus resultados. No Capítulo IV é feita uma reflexão de toda a gratificante experiência ocorrida durante um ano, inserida em contexto de estágio, no 1ºCiclo do Ensino Básico e no Pré-Escolar.pt_PT
dc.description.abstractThe Final Report “Thinking the ethnic and cultural diversity trough the Kinder Garden level” was developed within a Master course which will able its author to teach in PRE-K and Primary School levels. This document depicts the experience and the reflections undertaken in the subjects PES I and II, through which the author developed her internship. However, the main focus of this project concerns a small research study that was developed specifically in the PES II. The research study was developed with 14 children aged between 4 and 5 at the kindergarten where the author did her internship for a semester, being part of the study area ‘Personal and Social Education” and focusing on the subject ‘Education for Diversity. This study is organised in four individual chapters: in Chapter I, the context of the subject PES II is explained and the group studied for the purpose of the research is also specified. The plan designed to develop the research study is described in Chapter II, covering the activities undertaken to understand and study the topic in cause. The research question, the methodology followed, the data presentation and analysis, as well as different researchers’ perspectives on the subject of ‘children social development’ and the role the School and the Teacher/Educator in that process, will be explored in Chapter III. Furthermore, this chapter will present the final conclusions and results of the study developed. At last, the fourth and final chapter consists of a reflection on the gratifying experience which took place, for a year, in the internship environment at PRE-K and Primary School levels.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectMoralidadept_PT
dc.subjectEducação multiculturalpt_PT
dc.subjectMulticulturalidadept_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subjectMoralitypt_PT
dc.subjectMulticultural educationpt_PT
dc.subjectMulticulturalismpt_PT
dc.subjectPRE-Kpt_PT
dc.titlePensar a diversidade étnico – cultural a partir do Jardim de Infânciapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid201680980pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia_Costa.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.