Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1844
Title: O Desenvolvimento de sentido de número na educação pré-escolar
Authors: Fonseca, Lina Maria Dias da
Vilar, Teresa Sofia Lopes Pereira
Keywords: Educação pré-escolar
Matemática
Sentido de número
Contagem
Subitizing
Pre-school education
Mathematics
Number sense
Count
Subitizing
Issue Date: 30-May-2012
Abstract: O presente estudo foi desenvolvido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada II, e pretende responder à seguinte questão: Como se pode desenvolver o sentido de número no âmbito da educação pré-escolar? Para isso foram formulados objetivos que perspetivavam o seu desenvolvimento gradual, como a criação de uma área na sala de atividades; a construção de materiais que permitissem o desenvolvimento das várias componentes de sentido de número e por último a utilização de outras áreas de conhec imento, potenciadores desta aprendizagem, tais como a língua portuguesa e a expressão plástica. No que respeita à metodologia, este estudo foi realizado sob a forma de uma investigação-ação, uma vez que, o investigador decidiu agir sobre o contexto, onde esteve integrado e pretendeu potenciar a mudança. Refletiu sobre as ações que iam decorrendo e perspetivou ações futuras. A natureza desta investigação é de cariz qualitativo e como elementos de recolha de dados recorreu a tarefas, observações, gravações áudio e vídeo, notas de campo e registos fotográficos. Este estudo aconteceu em duas fases distintas, sendo a primeira realizada em grande grupo e a segunda apenas com um grupo restrito de 14 crianças. A razão justificativa desta estrutura prendeu-se com a aposta num desenvolvimento gradual das várias componentes de sentido de número, tendo em conta o conhecimento de cada criança. Aquando da análise e interpretação de dados denota-se uma evolução ao longo do percurso, principalmente no que se refere a capac idades de visualização e ao estabelecimento de relações numéricas , o que pressupõe já alguma compreensão da sequência numérica. Contudo, notaram-se diferenças ao nível das capacidades desenvolvidas, pois algumas crianças ainda revelam dificuldades na sequê ncia inicial da contagem, no reconhecimento dos numerais e mostram ainda muitas dificuldades na realização de subitizing conceptual.
The present study was developed in the context of Supervised Teaching Practice II, and intends to answer to the following question: How can number sense be developed in the context of pre-school education? To answer the problem some goals were formulated such as the creation of an area in room activities, the construction of materials that allow the development of various number sense components and finally the use of other knowledge areas, such as the Portuguese language and artistic expression as enhancers of learning. With regard to the methodology, this study was conducted in the form of a action research, since the researcher decided to act on the context, where she was integrated and tried to enhance the changes. The researcher reflected on actions that took place and traced future actions. This is a qualitative research, and data collection relies on tasks, observations, audio and video recordings, field notes and photographic records. This study took place in two phases ; the first being held with all group and the second only with a restricted group of 14 children. We wanted to contribute to the progressive development of number sense starting from the knowledge of each child. Data analysis and interpretation indicates that the group interacted with the activities and materials as expected, showing the evolution, especially as it concerns the visualization capabilities and the establishment of numerical relations that presupposes some understanding of the numeric sequence. However, differences in terms of developing capabilities have been noted, as some children still had difficulties in following the initial sequence of numbers , the recognition of numerals and also in carrying out conceptual subitizing.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1844
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Teresa_Vilar.pdf4.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.