Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1846
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriela Maria Miranda-
dc.contributor.authorSampaio, Alda Maria Carvalho-
dc.date.accessioned2017-04-12T15:52:14Z-
dc.date.available2017-04-12T15:52:14Z-
dc.date.issued2013-07-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1846-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo f oi desenvolvido no â mbito da Prática de Ensino Supe rvisionada II (PESII), em contexto de 1º ciclo do Ensino Básico, concretamente numa turma de 3º ano. O trabalho de investigação foi desenvolvido na área de Português e intitula-se Atividades de Animação da Leitura no 1º ciclo- contributo para + leitores. Tendo-se verificado um re duzido interesse dos alunos em ler, realizou-se um estudo que teve como principais objetivos estimular os alunos para a leitura e promover hábitos e gosto por textos da literatura infantil. Para isso implementou-se um percurso constituído por atividades de animação da leitura. No sentido de melhor descrever e compreender o modo de motivar nos estudantes hábitos e gosto pela leitura formulara m-se as seguintes questões de investigação: I) De que modo se podem dar a conhecer obras literárias aos alunos; II) Que estratégias motivam os alunos para a leitura? e III) Como se podem fome ntar hábitos de leitura nos alunos? Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa de cariz descritivo e interpretativo, tendo-se acompanhado todos os alunos da turma. Como instrumentos de recolha de dados foram usadas observações, notas de campo, registos escritos das crianças, registos fotográficos e vídeo e inquérito por questionário. A análise dos dados permitiu concluir que houve, por pa rte dos alunos, motivação e envolvimento nas atividades de animação da leitura propostas. Verificou - se, ainda, que os alunos passaram a estar mais interessados em ler, dedicando mais horas à leitura de livros de literatura infantil.pt_PT
dc.description.abstractThis study was conducted in part of the Curricular Unit of Supe rvised Teaching Practice II (STP II), and was conducted in the Prima ry Education, more precisely in a 3rd grade class. The research was developed in the area of Portuguese and is entitled Animation Activities of Reading in 1st cycle – contribution to + reade rs. Having been a reduce d student inte rest in Reading, there was a study that had as main objective to encourage students and promote Reading habits and taste for texts of children´s literature. For this we have implemented route consisting of animation activities of Reading. In order to bette r describe and unde rstand how to motivate the students interest in Reading habits and formulated the following research questions: I) how one can make known literary students; II) what strategies motivate stude nts to Reading?; and III) how can encourage reading habits in students? We opted for a methodology of qualitative research-oriented descriptive and interpretive, having followed all the students in the class . As instruments of data collection were used observations , field notes, written records of children, photographic and video records and questionnaire survey. The analysis concluded that the re was , on the part of students, motivation and engagement in reading activities animation proposals . It was found also that the students began to be more inte rested in reading, devoting more ti me to reading books of children's literature.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectHábitos de leiturapt_PT
dc.subjectAnimação da leiturapt_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectReading habitspt_PT
dc.subjectReading animationpt_PT
dc.subjectChildren’s literaturept_PT
dc.titleAtividades de animação de leitura no 1º ciclo : Contributo para + leitorespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid201681390pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alda_Sampaio.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.