Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1846
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, Gabriela Maria Miranda | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Alda Maria Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T15:52:14Z | - |
dc.date.available | 2017-04-12T15:52:14Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1846 | - |
dc.description | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente estudo f oi desenvolvido no â mbito da Prática de Ensino Supe rvisionada II (PESII), em contexto de 1º ciclo do Ensino Básico, concretamente numa turma de 3º ano. O trabalho de investigação foi desenvolvido na área de Português e intitula-se Atividades de Animação da Leitura no 1º ciclo- contributo para + leitores. Tendo-se verificado um re duzido interesse dos alunos em ler, realizou-se um estudo que teve como principais objetivos estimular os alunos para a leitura e promover hábitos e gosto por textos da literatura infantil. Para isso implementou-se um percurso constituído por atividades de animação da leitura. No sentido de melhor descrever e compreender o modo de motivar nos estudantes hábitos e gosto pela leitura formulara m-se as seguintes questões de investigação: I) De que modo se podem dar a conhecer obras literárias aos alunos; II) Que estratégias motivam os alunos para a leitura? e III) Como se podem fome ntar hábitos de leitura nos alunos? Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa de cariz descritivo e interpretativo, tendo-se acompanhado todos os alunos da turma. Como instrumentos de recolha de dados foram usadas observações, notas de campo, registos escritos das crianças, registos fotográficos e vídeo e inquérito por questionário. A análise dos dados permitiu concluir que houve, por pa rte dos alunos, motivação e envolvimento nas atividades de animação da leitura propostas. Verificou - se, ainda, que os alunos passaram a estar mais interessados em ler, dedicando mais horas à leitura de livros de literatura infantil. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study was conducted in part of the Curricular Unit of Supe rvised Teaching Practice II (STP II), and was conducted in the Prima ry Education, more precisely in a 3rd grade class. The research was developed in the area of Portuguese and is entitled Animation Activities of Reading in 1st cycle – contribution to + reade rs. Having been a reduce d student inte rest in Reading, there was a study that had as main objective to encourage students and promote Reading habits and taste for texts of children´s literature. For this we have implemented route consisting of animation activities of Reading. In order to bette r describe and unde rstand how to motivate the students interest in Reading habits and formulated the following research questions: I) how one can make known literary students; II) what strategies motivate stude nts to Reading?; and III) how can encourage reading habits in students? We opted for a methodology of qualitative research-oriented descriptive and interpretive, having followed all the students in the class . As instruments of data collection were used observations , field notes, written records of children, photographic and video records and questionnaire survey. The analysis concluded that the re was , on the part of students, motivation and engagement in reading activities animation proposals . It was found also that the students began to be more inte rested in reading, devoting more ti me to reading books of children's literature. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Hábitos de leitura | pt_PT |
dc.subject | Animação da leitura | pt_PT |
dc.subject | Literatura infantil | pt_PT |
dc.subject | Reading | pt_PT |
dc.subject | Reading habits | pt_PT |
dc.subject | Reading animation | pt_PT |
dc.subject | Children’s literature | pt_PT |
dc.title | Atividades de animação de leitura no 1º ciclo : Contributo para + leitores | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | pt_PT |
thesis.degree.discipline | Educação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo) | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201681390 | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alda_Sampaio.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.