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Title: A Competência motora e as oportunidades de atividade física : Um estudo com crianças do 1º CEB
Authors: Saraiva, Linda Maria Balinha
Queirós, Liliana Rainha de Barros
Keywords: Competência motora
Atividade física estruturada
Atividade física não estruturada
MABC-2
1º CEB
Motor competence
Structured physical activity
Active play
MABC-2
Elementary school
Issue Date: 14-Jun-2013
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A PES II decorreu numa escola de 1º CEB, do concelho de Viana do Castelo, e envolveu uma turma do 2º ano, constituída por 21 crianças, 11 do sexo masculino e 10 do sexo feminino. No decorrer da PES II foi desenvolvido um estudo que visou avaliar a competência motora destas crianças e simultaneamente caraterizar as suas oportunidades para a prática de atividade física dentro e fora do contexto escolar. Para o efeito, a competência motora foi avaliada através do Movement Assessment Battery for Children (MABC-2). A informação relativa às oportunidades de atividade física foi recolhida através de uma entrevista estruturada às crianças, um registo diário de atividades das crianças reportados pelos encarregados de educação durante uma semana e ainda através do Plano Curricular de Turma (PCT). De modo geral, as crianças obtiveram melhores resultados na componente de equilíbrio e na destreza manual comparativamente à componente de atirar e agarrar. Ao compararmos a performance motora entre os géneros, os resultados indicam que os rapazes são notoriamente superiores na componente de atirar e agarrar, enquanto as raparigas revelam melhor desempenho na componente de destreza manual. Não foram encontradas diferenças expressivas nos testes de equilíbrio entre rapazes e as raparigas. Relativamente às oportunidades de atividade física, os resultados apontam que semanalmente o contexto escolar constitui um local único e privilegiado para as crianças realizarem as suas brincadeiras ativas (cerca de 1h30-2h). Semanalmente, e fora do contexto escolar, as crianças ocupam o seu tempo a realizar os trabalhos de casa escolares, a ver TV, a ler, e a jogar PC/Wii/consola. Para além disso, a maioria das crianças pratica uma atividade desportiva. Ao fim de semana, é notório que as crianças têm mais tempo para brincar ativamente e os pais envolvem-se mais em atividades físicas com os seus filhos. No entanto, as crianças passam aproximadamente 3 horas por dia a ver televisão, a jogar computador, Wii e/ou consola
In the curricular unit of Supervised Teaching Practice II of the Master’s Degree in Pre-school Education and Elementary School Teaching of the Higher School of Education of Viana do Castelo was developed this report. The Teaching Practice took place in a nd Elementary School in Viana do Castelo and involved a classroom of the 2 Grade with 21 children, 11 boys and 10 girls. The study was designed to assess the children’s motor competence and their opportunities of physical activity inside or outside the school context. The motor ability was evaluated through the Movement Assessment Battery for Children (MABC-2). The information related to the opportunities of physical activity was gathered by children’s structured interview, record of children’s daily activities by the parents during seven days of the week and through the plan of the Classroom. In general, children had better results in balance and manual skills in comparison with aiming and catching. When we compare the motor performance between genders, the results indicate that boys are clearly superior in aiming and catching, while girls demonstrate a better performance in manual skills. No significant differences were found, between boys and girls in balance performance. As far as the physical activity opportunities, the results indicate that the school context is an unique and privileged place to promove their active play (from 1h30 to 2h) on a weekly. Out of the school context, children spend their time doing school homework, watching TV, and playing PC/Wii/console. Furthermore, most of the children are involved in one sport outside the school environment. At weekends, it is clear that children have more time to active play and parents involve themselves more in physical activities with their children. However, children spend approximately 3 hours a day watching TV, playing PC, Wii and/or console.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1847
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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