Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1851
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Lina Maria Dias da-
dc.contributor.authorBarroso, Márcia Filipa Poço-
dc.date.accessioned2017-04-19T10:31:48Z-
dc.date.available2017-04-19T10:31:48Z-
dc.date.issued2013-07-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1851-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractA comunicação é crucial no processo ensino-aprendizagem e cabe ao professor regulá-la de modo a encorajar uma participação ativa por parte dos alunos (Ponte e Serrazina, 2000) uma vez que é através desta que se partilham e clarificam ideias, tornando-as em objetos de reflexão, aperfeiçoamento, discussão e correção (NCTM-APM, 2007). Este estudo tem como principal objetivo perceber como é que os alunos podem desenvolver a sua capacidade de comunicar e se o contacto visual com termos matemáticos ajuda na verbalização/explicação do seus pensamentos. Neste âmbito, procura-se dar resposta às seguintes questões: 1) Como é que os alunos compreendem as tarefas?; 2)Que estratégias utilizam na resolução de problemas?; 3)Que dificuldades manifestam os alunos na resolução das tarefas?; 4) Os alunos utilizam os termos da matemática para explicarem o modo como resolveram a tarefa?; 5) Como é que os alunos articulam o seu discurso?. Deste modo, é esperado perceber também se a comunicação é clara, organizada, contendo termos matemáticos verbalizando assim frases completas e bem construídas. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa onde foi privilegiada a utilização de uma abordagem descritiva. Os dados foram recolhidos ao longo de dois meses através de observações realizadas ao longo de todo o estudo, registo áudio, tarefas, notas de campo e análise de documentos escritos pelos alunos. A análise de dados permitiu verificar um desenvolvimento positivo ao nível da comunicação matemática. Registaram-se evoluções na comunicação da maioria dos alunos, o que ajudou a superar algumas dificuldades sentidas na resolução das tarefas propostas. Ao longo de todo o estudo os alunos mostraram envolvidos e motivados na concretização das tarefas.pt_PT
dc.description.abstractCommunication is crucial in the teaching and learning process and teacher should- encourage an active participating role by students (Ponte e Serrazina, 2000), since communication is a way of sharing and clarifying ideas, turning them into reflection, improvement, discussion and correction objects (NCTM-APM, 2007). The main goal of this study is to understand how students can develop their communication capacity and if visual contact with mathematical terms helps in the verbalization/explanation of their thoughts. With this in mind we try to find answers for the following questions: 1) How do students understand their tasks?; 2) Which strategies do they use in problem solving?; 3) Which difficulties do students have in their tasks resolutions?; 4) Do students use mathematical terms to explain how they solved a task?; 5) How do students articulate their speach?. Thus, it’s expected to understand if the student´s communication is clear, organized, containing mathematical terms, verbalizing complete and well-constructed sentences. A methodology of qualitative nature was chosen and the use of a descriptive approach was privileged. Data was collected during two months through observation, audio records, tasks, field notes and analysis of documents written by the students. Data analysis allowed toverify a positive development regarding mathematical communication. Communication evolution was registered in most students, which helped to overcome same of their difficulties felt in the resolution of the tasks. During this study, students showed to be involved and motivated in achieving the tasks.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectComunicação matemáticapt_PT
dc.subjectTermos matemáticospt_PT
dc.subjectFrases completaspt_PT
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectMathematical communicationpt_PT
dc.subjectMathematical termspt_PT
dc.subjectComplete sentencespt_PT
dc.subjectLearning environmentpt_PT
dc.titleA Importância da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid201682591pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia_Barroso.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.