Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1853
Title: Da Troca do "v" pelo "b" à competência ortográfica : Uma intervenção com alunos do 1º ciclo
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Carmo, Luísa Mariana Fernandes do
Keywords: Ortografia
Competência ortográfica
Erros ortográficos
Influência dialectal
Spelling
Spelling skills
Spelling mistakes
Dialectal influence
Issue Date: 4-Jun-2013
Abstract: O presente relatório enquadra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), o qual foi realizado no contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, concretamente numa turma de 2º ano. Na primeira parte do relatório descreve-se o contexto onde se desenvolveu a prática e justifica a focalização dada à intervenção na área do Português. Na segunda parte escreve-se o trabalho de investigação realizado ao longo da PES II. O trabalho de investigação foi desenhado e realizado na área do Português e circunscreveu o domínio da ortografia. Tendo-se detetado nas produções escritas dos alunos uma tipologia de um erro de motivação fonética, deste modo, realizou-se um estudo que procura atuar junto dos alunos no sentido de superar os erros ortográficos identificados. Para tal, formularam-se os seguintes objetivos: I. descrever o erro ortográfico de motivação fonética encontrado nas produções escritas dos alunos no início do ano; II. desenvolver e aplicar uma intervenção de superação do erro ortográfico através de momentos de reflexão e compreensão, visando a aquisição da competência ortográfica; III. aferir a evolução dos alunos a partir das estratégias implementadas, e IV. discutir a efetividade do programa de intervenção aplicado. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, assente numa intenção de mudança deliberada da realidade, que perfilhou o tipo investigação-ação. Os dados foram recolhidos através de observação participante, das notas de campo, dos documentos referentes aos registos fotográficos, gravações áudio e as produções dos alunos. Esta recolha de dados e pós análise dos mesmos, apenas foi exequível, através do conjunto de atividades traçadas e implementadas no contexto. A análise de dados permite concluir que na oralidade não foi possível obter uma melhoria relativamente à pronúncia das palavras com /v/, por parte dos alunos, contrariamente da escrita, onde foi alcançada uma melhoria significativa relativamente à escrita de palavras com “v”.
This report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (STP II), nd and was conducted in the Primary Education, more precisely in a 2 grade class. The first part of the report describes the context in which the practice was developed and justifies the focus on the intervention in the Portuguese language area. The second part includes a description of the investigation work performed during the STP II. The investigation work was designed and conducted in the Portuguese language and confined to the spelling domain. After detecting a typology of spelling mistake of phonetic motivation in the written productions of students, a study was conducted to work with the students to overcome the spelling mistakes identified before. To achieve this, the following objectives were drawn: I. describe the spelling mistake of phonetic motivation found in the written works of the students in the beginning of the school year; II. develop and apply an intervention to overcome the spelling mistake through reflection and comprehension moments, intended to acquire spelling skills; III. assessing the students’ evolution from the implemented strategies, and IV. discuss the effectiveness of the program of intervention applied. A qualitative investigation methodology was adopted, based on the intention of changing deliberately the reality, which took the investigation-action type. Data was gathered through participant observation, field notes, documents concerning the photographic records, audio recordings and the students’ productions. This data collection and its subsequent analysis, was only possible, through a group of activities outlined and implemented in the context. The data analysis lead to the conclusion that in terms of oral skills it wasn’t possible to obtain an improvement in the students’ pronunciation of words with /v/; on the other hand, in terms of writing skills it was achieved a significant betterment in the writing of words with “v”.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1853
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luisa_Carmo.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.