Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1854
Title: Nós e os outros : Conceções culturais e etnográficas num grupo de crianças
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Machado, Filipa da Conceição Meneses
Keywords: Diversidade cultural
Educação multicultural
1º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Cultural diversity
Culture
Multicultural education
1st Primary school
Research-action
Issue Date: 3-Jun-2013
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, no último semestre do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Todo o trabalho desenvolvido incidiu num pequeno grupo de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente no 3º ano de escolaridade, num contexto determinado pelos responsáveis pela Unidade Curricular. A finalidade do estudo consistiu em conhecer as conceções dos alunos relativamente à diversidade cultural, assim como os conhecimentos que os mesmos possuem relativamente ao seu país. Deste modo, optamos por intitular o presente estudo por “Nós e os outros: conceções culturais e etnográficas num grupo de crianças”. O estudo, de natureza qualitativa, adotou a metodologia da Investigação-ação, uma vez que esta metodologia facultou-nos a possibilidade em atribuir destaque à utilização de instrumentos de recolha de dados que melhor se adaptam às necessidades da investigação, como a observação, o diálogo e a análise de documentos, tendo sempre os participantes como foco principal. Todo o trabalho que a seguir apresentamos encontra-se estruturado em diferentes capítulos, de modo a facilitar o entendimento relativo aos diferentes procedimentos realizados aquando a investigação. Como se poderá constatar, a análise e a reflexão em torno dos dados recolhidos permitiram-nos compreender que as conceções dos alunos em torno da temática são muito vagas. No entanto, suscita e muito o interesse e a curiosidade dos mesmos.
This Final Report was conducted under Stage Course Supervised Teaching Practice II, the last semester of the Masters in Preschool Education and Teaching 1ˢ Cycle of Basic Education. All the work focused on a small group of students of the 1ˢ cycle of basic education, specifically in the 3rd grade, in a context given, by those responsible for the Course. The purpose of the study was to ascertain the students' conceptions regarding the cultural diversity, as well as the knowledge that they have of their own country. Thus, we chose to entitle this study "We and others: ethnographic and cultural conceptions in a group of children." The study, which is a qualitative one, adopted the methodology of research-action, since this methodology has provided us the ability to highlight the use of data collection instruments that best suit the needs of research, such as observation, dialogue and the analysis of documents, always bearing the participants as the main focus. All the work that we present below is structured into different chapters, so as to facilitate the understanding of the different procedures performed during the research. As one will see, the analysis and the reflection on the data collected allowed us to understand that the students' conceptions about the subject are very vague. However, it raises much interest and curiosity about it.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1854
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Filipa_Machado.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.