Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1856
Title: As atividades rítmicas expressivas no 1º ciclo do ensino básico : Um estudo de intervenção
Authors: Valente, Joana Pereira do Couto Marques
Advisor: Saraiva, Linda Maria Balinha
Keywords: Atividades rítmicas expressivas (Dança);Ações motoras;Frases de movimento;1º Ciclo do Ensino Básico;Expressive rhythmic activity (Dance);Motor actions;Movement phrases;Primary school
Issue Date: 14-Jun-2013
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A finalidade do mesmo reside na exposição do trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), que decorreu numa Escola do Ensino Básico do concelho de Viana do Castelo. O grupo de trabalho abrangeu 21 crianças, 14 do sexo feminino e 7 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade. No decorrer da PES II emergiu uma intervenção pedagógica que objetivou desenvolver a performance motora das crianças no âmbito das Atividades Rítmicas Expressivas (Dança). Um estudo de natureza quantitativa e com um design quasi- experimental foi conduzido com intuito de avaliar o impacto desta intervenção pedagógica ao nível da reprodução e criação de frases de movimento. Todas as crianças foram avaliadas no início e no final da intervenção, ao nível da reprodução de frases de movimento, tendo em consideração os seguintes parâmetros: a memorização da sequência, a direção, a ordem, o tempo, a fluidez, a beleza e a eficácia na execução de acordo com critérios êxito definidos por Schmidt & Wrisberg (2001) e Pellegrini (2000). Ao nível da criação de frases de movimento foi avaliada, também a execução das ações motoras e as suas componentes de acordo com critérios êxito definidos por Rodrigues (1999). Os resultados demonstram uma progressão na performance das crianças, nomeadamente ao nível dos critérios de êxito definidos para a reprodução das frases de movimento. Os critérios direção e ordem foram atingidos pela totalidade das crianças, o critério tempo por 85,7% das crianças e a memorização da sequência por 95,2% das crianças. Na avaliação inicial a maioria das crianças (95,2%) encontrava-se no nível 1 e na avaliação final podemos verificar que a maioria das crianças (57,1%) se encontrava no nível 2, tendo em conta os níveis definidos por Schmidt & Wrisberg (2001) e Pellegrini (2000). Em relação à criação das frases de movimento, verificamos que a maioria das crianças executa as ações motoras obrigatórias. As raparigas, de um modo geral, apresentam resultados superiores aos dos rapazes. Relativamente às ações motoras executadas pelas crianças quando dançam livremente, verificamos que as mais utilizadas foram os saltos, as voltas e as quedas e as menos executadas foram os equilíbrios.
The present report was developed in the scope of master course in preschool education and primary teacher education. The Supervised Teaching Practice II (PES II) took place in a school of basic education from Viana do Castelo. In PES II emerged a pedagogical intervention which aimed to develop children´s motor performance in Expressive Rhythmic Activity (Dance). A quantitative study with a quasi-experimental design was conducted in order to assess the impact of pedagogical intervention on reproduction and creating movement phrases. Twenty-one children, fourteen females and seven males, aged between 7 and 8 years of age participated in the study. All children have been evaluated once at the beginning, and again in the end of the intervention, concerning reproduction of movement phrases, in the following parameters:the memorization of the sequence, direction, order, time, fluidity, beauty and effective implementation in accordance with criteria defined by Schmidt & Wrisberg (2001) and Pellegrini (2000). The creation of movement phrases was also assessed by the performance of motor actions and their components according to the criteria defined by Rodrigues (1999). The results showed that the children improved their motor performance, particularly in criteria of reproduction of movement phrases. Direction and order were achieved by all children, time by 85,7% of the children and memorization of the sequence by 95,2% of the children. At the first evaluation the majority of children (95.2%) were at level 1 and in the last evaluation we can see that the majority of children (57.1%) were at level 2, according to Schmidt & Wrisberg (2001) and Pellegrini (2000) criteria. Regarding the creation of movement phrases, we found that most children perform the motor actions required. Girls, in general, showed better results than boys. Concerning motor actions performed by children when they dance freely, the most frequently used were the jumps, turns and falls. In turn, few balances were executed.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1856
Appears in Collections:FPEB - Dissertações de Mestrado

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