Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1860
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendes, Carlos Jorge Branco-
dc.contributor.authorRibeiro, Marta Alexandra Pinto-
dc.date.accessioned2017-05-04T09:14:26Z-
dc.date.available2017-05-04T09:14:26Z-
dc.date.issued2012-07-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1860-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractEste estudo apresenta-se como um contributo para um retrato do movimento cineclubista portuense desde o final da década de 70, até ao fim da década de 90. O objecto de estudo, o Cineclube do Norte, representa a alteração nas dinâmicas culturais cineclubistas no período pós 25 de Abril de 74, altura em que marcou a sua posição de independência em relação aos ideais políticos que, de certo modo, conduziam as dinâmicas do Cineclube do Porto. A partir da reconstituição histórica do Cineclube do Norte, onde se apresentam as motivações e as opções programáticas deste cineclube, contribui-se para a compreensão do papel dos cineclubes na programação cultural através da difusão da cultura cinematográfica e o seu papel na criação de públicos de cinema. Este trabalho é um estudo de caso, assente numa metodologia qualitativa/narrativa que se baseia na interpretação do espólio do Cineclube do Norte. Os dados recolhidos - a partir da documentação legal, do acervo bibliográfico e documental pertencentes ao espólio e, das entrevistas realizadas como complemento - permitiram a reconstituição histórica do cineclube. A inventariação do espólio traduziu-se num processo gradual que acompanhou o decurso do trabalho. Esta investigação conduziu a uma reflexão sobre um projecto artístico e de curadoria com base na constituição de um arquivo de carácter não-institucional como modo de contrariar as limitações que um arquivo institucional apresenta no acesso à informação de factos que se consideram importantes como marco de determinado momento da história. Estas reflexões têm como base a análise do trabalho de diversos artistas que apresentam o seu património arquivístico fora do seu contexto natural e no papel do curador como cúmplice do artista. As reflexões construídas ao longo deste trabalho, poderão contribuir para melhor compreender o papel dos cineclubes na programação cultural de um local, assim como, em formas alternativas de conservação e difusão de espólios que retratam momentos relevantes da história contribuindo assim para a preservação de uma memória colectiva.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims at portraying some aspects of the film societies scene in Porto from the late 70's until the end of the 90’s. The Cineclube do Norte, which is the focus of this study, represents a changing in the cultural dynamics of the local film societies in a post-revolutionary environment, notably by distancing itself from the political ideals that, somehow, led the Cineclube do Porto. From the historical reconstruction of the Cineclube do Norte, which presents its main motivations and program options, this study contributes to a better understanding of the role of film societies in cultural programming through the dissemination of film culture and its role in creating new audiences. This research is a case study based on a qualitative/narrative methodology applied to the inventory and subsequent interpretation of the Cineclube do Norte estate. The data collected – from the legal documentation, bibliographic and documental heap found in the estate, and complementary interviews – allowed the historical reconstruction of this film society. The inventory of the estate resulted in a gradual process that accompanied the course of the research, leading to a reflection on an artistic and curatorial project based on the constitution of a non-institutional archive as a way to counteract the limitations of an institutional archive in terms of the access to information. This reflection is based on the analysis of the work of several artists who presented their archival patrimony outside its natural context ,and the role of the curator as an artist accomplice. This study may help to better understand the role played by film societies in the cultural program of a city, as well as alternative forms of conservation and distribution of estates that depict important moments in history, thereby contributing to the preservation of a collective memory.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCineclubespt_PT
dc.subjectAuto-reflexividadept_PT
dc.subjectObjectopt_PT
dc.subjectArquivopt_PT
dc.subjectProgramação culturalpt_PT
dc.subjectCuradoriapt_PT
dc.subjectFilm societiespt_PT
dc.subjectSelf-reflexivitypt_PT
dc.subjectObjectpt_PT
dc.subjectArchivept_PT
dc.subjectCultural programmingpt_PT
dc.subjectCuratingpt_PT
dc.titlePelicularidades do objecto falante : Um estudo a partir do espólio do Cineclube do Nortept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Artística e Culturalpt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineArtes e Humanidadespt_PT
dc.identifier.tid201690241pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marta_Ribeiro.pdf339.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.