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Title: A introdução do método de focus group no Design de um novo produto
Authors: Alves, Roberto Carlos da Costa
Advisor: Aparo, Ermanno
Carvalho, Pedro
Keywords: FocusgGroup;Equipamento para ambientes de trabalho;Design estratégico;Identidade empresarial;Design driven;Workspace furniture;Strategic design;Enterprise identity
Issue Date: 3-May-2017
Abstract: Este documento de tese surge através da necessidade em inovar da empresa Cadeinor no âmbito do design de equipamento para ambientes de trabalho. Assim, focam-se aspetos como a definição do conceito, onde se pretende apresentar uma solução inovadora para o processo de briefing como também, na materialização do produto. Num primeiro momento há a necessidade em conhecer a cultura da empresa e o respetivo funcionamento. Este processo envolve as áreas produtivas dos departamentos (Comercial, Produção, Design e Compras) com o objetivo de assumir algumas alterações nos mesmos de forma a implementar alguns métodos de investigação. Importa salientar que a necessidade de implementação de um novo método provém da necessidade de inovar no sector. Trata-se de um método (inovador no contexto) que se relaciona com o conceito de Focus Group. Esta segunda fase resume-se num primeiro teste exploratório, e, relaciona uma série de entidades parceiras com o objetivo de criar um brainstorm essencial para uma análise posterior de projeto. Utiliza-se o caso de estudo do Dubai Design District para fundamentar alguns aspetos importantes. O terceiro momento marca a definição do conceito para o desenvolvimento do projeto, sendo que o ponto de partida é a fase de análise de resultados para alcançar várias hipóteses e soluções de trabalho/lazer satisfatórias, que, encontram o ponto de chegada no projeto “Modus”. Durante esta fase é utilizado um processo de trabalho colaborativo interno entre o departamento de design de forma a solucionar, através do conceito de “pattern language” (ALEXANDER, 1977) a solução para o problema. Fundamentam-se algumas escolhas de projeto utilizando o caso de estudo do produto “Longo” da empresa espanhola Actiu. O quarto momento refere-se ao capitulo de aplicação de projeto que consistiu no desenvolvimento do primeiro protótipo para o projeto “Modus”. Finalmente, o quinto momento, alude à apresentação do projeto aos participantes do Focus Group exploratório. Em suma, a investigação pretende assumir a importância do design, enquanto valor acrescentado nas empresas, utilizando a implementação do método de Focus Group na cultura do caso de estudo, Cadeinor.
This thesis emerges from the need to innovate of the Cadeinor company, under the equipment design for public spaces. In this way, it focuses aspects as the definition of the concept with the aim of introducing an innovative solution to the briefing process, as in the materialization of the product. In a first stage, there is the need to meet the company's culture and operation. This process involves the productive areas of some departments (Commercial, Production, Design and Procurement) in order to take some changes, and implement new research methods. It should be noted that the need for implementing a new method comes from the need to innovate in this sector. This is a method (context innovation) which relates to the concept of Focus Group. This second stage comes down to a first exploratory testing, and relates several partners aiming the creating of a brainstorm, which is essential for a later analysis of the project. It is used the Dubai Design District case study to support some important aspects. The third stage marks the definition of the concept for the development of the project, where the starting point is the results analysis phase, to achieve various satisfactory hypotheses and work/leisure solutions, leading to “Modus” as the point of arrival in the project. During this phase, and in order to find the key for the problem, it is developed an internal collaborative work between within the design department, through the concept of "pattern language" (ALEXANDER, 1977). Some choices in this project have also been made using the case study of the product “Longo”, property of the Spanish company Actiu. The fourth stage refers to the chapter of the implementation of the project which consisted in the development of the first prototype for the “Modus” project. Finally, the fifth stage, is related to the project presentation to the Focus Group participants. Roughly, this investigation intends to take on the importance of design as an added value for enterprises, using the implementation of the “Focus Group” method, in the Cadeinor case of study.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1873
Appears in Collections:DES - Dissertações de Mestrado

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