Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Ana Júlia Matos de Oliveira-
dc.contributor.authorLopes, Patrícia Alexandra Marinho Ferreira-
dc.date.accessioned2017-06-26T15:43:04Z-
dc.date.available2017-06-26T15:43:04Z-
dc.date.issued2017-03-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1875-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractEste relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, envolvendo uma turma de 5º ano, na área disciplinar de Português e, teve como foco principal trabalhar a escrita criativa através da poesia. Desta forma, foram propostas três questões de orientação: 1) Como a poesia influencia a escrita criativa?; 2) De que forma a escrita de poemas desenvolve a criatividade; 3) Que tipo de atividades ajudam a desenvolver a escrita criativa?. Para desenvolver este estudo elegeu-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se a observações, documentos escritos, em particular as produções escritas dos alunos e, registos fotográficos. A recolha dos documentos acima mencionados permitiu responder às questões-problema, analisar e tirar conclusões acerca da influência da poesia na escrita criativa. Através deste estudo, em que o principal objetivo foi trabalhar a escrita criativa através da poesia, foram desenvolvidas atividades bastante diversificadas, de modo a que todos os alunos conseguissem participar. Como a poesia está ligada às emoções e sensações, a escrita de poemas poderá ser um bom ponto de partida para o desenvolvimento da escrita criativa e da criatividade. De uma forma geral, foi observado que numa fase inicial as atividades de escrita devem ser mais orientadas, para depois se aumentar o grau de dificuldade, tornando os alunos cada vez mais autónomos.pt_PT
dc.description.abstractThe main aim of this dissertation is to study how students can improve writing skills through poetry. This study was brought up in the Prática de Ensino Supervisionada II area and it involves a 5th grade class and the Portuguese Language subject. The problem statement relies on three guiding questions: 1) How does poetry influence creative writing? 2) How does the writing of poetry develop creativity? 3 ) What kinds of activities do help the development of creative writing? In order to comply with these objectives, a qualitative methodology was chosen and observations, written documents (especially the students’ written productions) and photographs were used. These sources allowed the researcher to answer the problem statement, to study it and to get to conclusions regarding the influence of poetry in creative writing skills. Throughout this study several types of activities were taken in which all the students participated. Since poetry is linked to emotions and sensations, the poetry writing can be an important starting point to develop creative writing and creativity. In a general way, this dissertation concluded that in a first stage the writing activities should be guided and then the complexity should be gradually increased so that students can become more autonomous.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subjectEscrita criativapt_PT
dc.subjectPoesiapt_PT
dc.subjectPortuguesept_PT
dc.subjectCreative writingpt_PT
dc.subjectPoetrypt_PT
dc.titleUma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid201708787pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia_Lopes.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.