Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1880
Title: Menino, Menina : As questões de género na Educação Pré-Escolar
Authors: Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida
Brito, Ana Cristina Fernandes de
Keywords: Educação pré-escolar
Estereótipos
Igualdade de género
Pre-school education
Stereotypes
Gender equality
Issue Date: 8-May-2017
Abstract: O relatório que se apresenta foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), constante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A implementação decorrente desta Unidade Curricular decorreu num Jardim de Infância (JI) do Agrupamento de Escolas da Abelheira pertencente ao município de Viana do Castelo. O relatório encontra-se dividido em três partes que compreendem: a caracterização do contexto educativo onde decorreu a PES II; um estudo desenvolvido nesse contexto em torno das questões de género na educação pré-escolar; e uma reflexão final acerca da prática de ensino supervisionada realizada em contexto de creche e de educação préescolar. Relativamente ao estudo acima referido a sua emergência esteve relacionada, numa primeira fase, com as práticas de observação, onde foi detetado um problema no grupo de 25 crianças de cinco anos que assentava em críticas entre alguns elementos perante a escolha de brincadeiras e materiais de trabalho, estando essas críticas associadas a questões de género estereotipadas. Sendo que a escola se apresenta como um dos principais agentes de mudança, pelo que deve compreender e preparar meninos e meninas a todos os níveis, nomeadamente no que concerne à igualdade de género, deve também ser o principal indutor da discussão de comportamentos de género estereotipados. Nesse sentido, formularam-se duas questões de investigação que procuraram compreender “como é que as crianças vivem as questões de género?” e “como promover a igualdade de género em crianças de 5 anos?”. Objetivando responder às questões de investigação foram desenvolvidas quatro tarefas que passaram: por analisar a história “O livro dos porquinhos” de Browne (2013) que abordava questões de género e dramatizar essa história permitindo às crianças explicitarem as suas opiniões sobre atitudes e comportamentos; exploração de profissões associadas a um dos géneros; visitar o Navio-hospital Gil Eannes de forma a permitir analisar com as crianças profissões que podem ser mais representativas de um género e escrita do e-mail ao Pai Natal com o pedido do presente para o grupo. Considerando o problema em estudo e as questões a ele associadas, bem como as perspetivas de diversos autores optou-se por adotar uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, de desenho estudo de caso de caráter exploratório. Terminadas as implementações das tarefas os resultados do estudo evidenciam que a maioria das crianças não revela atitudes de género estereotipadas, concluindo-se que teve um impacto positivo nas crianças. A terceira parte do relatório contempla uma reflexão sobre todo o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I (PESI) e PES II.
The report shows that was developed as part of the course (UC) II Supervised Teaching Practice (PES II), in the Master's study program in Preschool Education of Higher Viana do Castelo Education School. The implementation result of this Course took place in a kindergarten (JI) Abelheira of the Group of Schools in the municipality of Viana do Castelo. The report is divided into three parts which include: the characterization of the educational context in which PES II took place; A study developed in this context around gender issues in pre-school education; And a final reflection on the practice of supervised teaching carried out in the context of day care and pre-school education. With respect to the above mentioned study, its emergence was related, in a first phase, to the observation practices, where a problem was detected in the group of 25 children of five years who was based on criticism among some elements regarding the choice of games and work materials , With criticisms associated with stereotyped gender issues. Given that school presents itself as one of the main agents of change, and should therefore understand and prepare boys and girls at all levels, especially with regard to gender equality, it should also be the main inductor of the discussion of stereotyped gender behaviors . In this sense, two research questions have been formulated that seek to understand "how do children live gender issues?" And "how to promote gender equality in children aged 5 years?". In order to answer the research questions, four tasks were developed: to analyze Browne's "The Book of Piggies" (2013), which addressed gender issues and dramatize this story, allowing children to express their opinions about attitudes and behaviors; exploitation of professions associated with one of the genres; visit the hospital ship Gil Eannes in order to analyze with the professions professions that may be more representative of a gender and writing the email to Santa Claus with request of the present to the group. Considering the problem under study and the issues associated with it, as well as the perspectives of several authors, it was decided to adopt a research methodology of a qualitative nature, drawing an exploratory case study. After the implementation of the tasks, the results of the study show that the majority of the children do not reveal stereotyped gender attitudes, concluding that it had a positive impact on the children. The third part of the report contemplates a reflection on the entire course of the PES.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1880
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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