Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1882
Title: Artistas de Palmo e Meio : Artes Plásticas no Jardim de Infância
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Vasconcelos, Renata Pinto
Keywords: Pré-escolar
Artes visuais
Criatividade
Imaginação
Motivação
Preschool
Visual arts
Creativity
Imagination
Motivation
Issue Date: 8-Jun-2017
Abstract: O presente relatório enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Esta prática foi desenvolvida num Jardim de Infância do Agrupamento de Escolas de Abelheira, no distrito de Viana do Castelo e envolveu um grupo de 24 crianças com 4 anos de idade. Neste estudo é explorado o subdomínio das Artes Visuais, focando-se numa perspetiva educacional para promover a experiência de aprendizagem explorando diferentes técnicas/modalidades, de forma a favorecer o desenvolvimento da criatividade e imaginação. Tendo-se verificado a ausência de práticas de experiências diversificadas ao nível das Artes Visuais, decidiu-se implementar atividades inovadoras e que potenciam a motivação das crianças. A maior preocupação foi responder aos interesses e às necessidades das crianças, de modo a enriquecer e aumentar as possibilidades de a criança adquirir competências e saberes que a acompanharão ao longo de toda a vida. Para tal, foram traçadas duas questões de investigação que orientaram e influenciaram todo o trabalho desenvolvido, servindo assim como um fio condutor para este estudo: “Como motivar as crianças para as atividades de Artes Visuais?” e “Como promover e incentivar à imaginação e criatividade?”. Na realização do estudo recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, assente na Metodologia de Trabalho de Projeto, sendo que para a recolha e análise de dados foram utilizados instrumentos como a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, os registos das crianças e o questionário, a fim de obter uma análise e avaliação mais pormenorizada das ações dos participantes. Os resultados deste estudo confirmam que as atividades desenvolvidas foram significativas para o desenvolvimento das crianças e promotoras das suas aprendizagens. Ou seja, com atividades apelativas as crianças aumentaram os índices de motivação para as tarefas e a diversificação das atividades propostas permitiam às crianças aprofundarem os seus conhecimentos de uma forma consistente. Neste estudo, podemos concluir que através de atividades apelativas, diversificadas, inovadoras, como o caso do recurso a artistas plásticos conceituados, bem como da aplicação de diferentes técnicas/modalidades inerentes às Artes Visuais, articuladas e de acordo com o nível de desenvolvimento das crianças, aumentam os índices motivacionais para as práticas Artísticas. Em consequência, favorecem a criação de condições ideais que facilitam a implementação e incentivo de atividades que promovem a imaginação e desenvolvimento da criatividade.
This report falls within the scope of the Practical Course on Supervised Teaching II of the Master's in Pre-School Education. This practice was developed in a Kindergarten of the Abelheira Schools Group, in the district of Viana do Castelo, and involved a group of 24 four-year-old children. This study explores the subdomain of the Visual Arts, focusing on an educational perspective to promote the learning experience by exploring different techniques / modalities, in order to favor the development of creativity and imagination. Having verified the absence of practices of diversified experiences in the Visual Arts, it was decided to implement innovative activities and that motivate the children's motivation. The main concern was responding to the interests and needs of children in order to enrich and increase the possibilities for children to acquire skills and knowledge that will accompany them throughout their lives. To do this, two research questions were drawn that guided and influenced all the work developed, thus serving as a guiding thread for this study: "How to motivate children for Visual Arts activities?" and "How to promote and encourage the imagination and Creativity?". The study was based on a methodology of a qualitative nature, based on the Project Work Methodology, and for the collection and analysis of data were used instruments such as participant observation, field notes, photographic records, records and the questionnaire, in order to obtain a more detailed analysis and evaluation of the participants' actions. The results of this study confirm that the activities developed were significant for the development of the children and promoters of their learning. That is, with appealing activities the children increased the motivation indexes for the tasks and the diversification of the proposed activities allowed the children to deepen their knowledge in a consistent way. In this study, we can conclude that through appealing, diversified and innovative activities, such as the use of renowned visual artists, as well as the application of different techniques / modalities inherent to the Visual Arts, articulated and according to the level of development of the children, Increase the motivational indexes for the artistic practices. Consequently, they favor the creation of ideal conditions that facilitate the implementation and encouragement of activities that promote the imagination and development of creativity.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1882
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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